Audiodescrição
Nesta página são divulgadas informações sobre o uso da audiodescrição em manifestações públicas do TJDFT. (propagandas, redes sociais, vídeos e fotos)
O que significa audiodescrição?
O TJDFT utiliza audiodescrição?
O Tribunal utiliza audiodescrição em manifestações públicas, como propagandas, redes sociais, vídeos, fotos e peças publicitárias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social - ACS e publicadas nas redes sociais oficiais, bem como nos e-mails marketing de divulgação e imagens inseridas no site institucional.
Peças institucionais
Conheça as peças gráficas institucionais com audiodescrição produzidas pelo TJDFT.
Curso Audiodescrição
Em novembro e dezembro de 2020, a Escola de Formação Judiciária promoveu o curso distância Audiodescrição, com carga horária de 20 horas-aula, sendo 10 horas-aula on-line síncrona (aplicativo Zoom) e 10 horas-aula no ambiente virtual de aprendizagem - AVA, com tarefas complementares e tarefas avaliativas. O curso foi ministrado pelo professor Anderson Tavares Correia da Silva, especialista em tradução e interpretação de Libras, audiodescrição e formação de tradutores visuais.
Prestação de serviço de audiodescrição
O TJDFT contratou a empresa Visuaudio Serviços de Locução e Sonorização de Áudio e Vídeo Ltda-ME para prestar serviços de audiodescrição. O serviço poderá ser solicitado apenas para vídeos institucionais pré-gravados do Tribunal.
O contrato é executado sob demanda e as unidades solicitantes devem encaminhar pedido para o e-mail nuics@tjdft.jus.br do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade — NUICS, subordinado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica — SEPG. O pedido deve ser enviado, acompanhado do material no qual será inserida a audiodescrição, em até 72 úteis horas úteis de antecedência da data prevista para a entrega do material.
A contratação atende ao disposto na Resolução CNJ 401 de 2021, cujo teor trata da implementação de medidas que assegurem a ampla e irrestrita acessibilidade física, arquitetônica, comunicacional e atitudinal das pessoas com deficiência à Justiça.
Unidade responsável: Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade - NUICS.
Contato: nuics@tjdft.jus.br; (61) 3103-6869.
Fonte da informação: Lei 13.146 de 2015; Recomendação CNJ 27 de 2009; Resolução CNJ 401 de 2021; Decreto 5.296 de 2004.
Formatos disponíveis: PDF; HTML; vídeo no Youtube.
Periodicidade: anual.
A sua opinião é muito importante para nós!
O que você achou do conteúdo disponibilizado nessa página? Registre a sua avaliação.
Caso queira apresentar reclamações, dúvidas ou sugestões sobre os serviços prestados pelo Tribunal, por gentileza, entre em contato com a Ouvidoria.