Audiodescrição

Informações sobre o uso da audiodescrição em manifestações públicas do TJDFT.
última modificação: 2023-04-28T19:14:15-03:00

Nesta página são divulgadas informações sobre o uso da audiodescrição em manifestações públicas do TJDFT. (propagandas, redes sociais, vídeos e fotos)

O que significa audiodescrição?

A audiodescrição consiste na tradução de imagem ou vídeo em palavras para que pessoas com deficiência visual, intelectual, idosos e dislexos  tenham uma compreensão completa de conteúdos audiovisuais. Consiste na narração integrada ao som original, contendo descrições de ações, sons e elementos visuais, como roupas, pessoas, expressões e cenários, além de outros elementos vitais á compreensão.

O TJDFT utiliza audiodescrição?

O Tribunal utiliza audiodescrição em manifestações públicas, como propagandas, redes sociais, vídeos, fotos e peças publicitárias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social - ACS e publicadas nas redes sociais oficiais, bem como nos e-mails marketing de divulgação e imagens inseridas no site institucional.

Vídeos institucionais

Peças institucionais

Conheça as peças gráficas institucionais com audiodescrição produzidas pelo TJDFT.

Curso Audiodescrição

Em novembro e dezembro de 2020, a Escola de Formação Judiciária promoveu o curso  distância Audiodescrição, com carga horária de 20 horas-aula, sendo 10 horas-aula on-line síncrona (aplicativo Zoom) e 10 horas-aula no ambiente virtual de aprendizagem - AVA, com tarefas complementares e tarefas avaliativas. O curso foi ministrado pelo professor Anderson Tavares Correia da Silva, especialista em tradução e interpretação de Libras, audiodescrição e formação de tradutores visuais. 

Unidade responsável pela informação: Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade - NUICS.
Contato da unidade:  (61) 3103-6879, 3103-6879 e 3103-6875
Fonte da informação: Portaria Conjunta 63 de 2015
Data da última atualização: 3/4/2023.
Periodicidade de atualização: sob demanda.
Formatos de arquivos disponíveis: PDF; HTML; vídeo no Youtube.

A sua opinião é muito importante para nós!

O que você achou do conteúdo disponibilizado nessa página? Registre a sua avaliação.

Caso queira apresentar reclamações, dúvidas ou sugestões sobre os serviços prestados pelo Tribunal, por gentileza, entre em contato com a Ouvidoria.