Audiodescrição

última modificação: 2021-04-28T19:45:14-03:00

O que significa audiodescrição?

É uma técnica de descrição de imagens, sejam elas estáticas ou dinâmicas, trazendo  informações relevantes sobre seu conteúdo. O objetivo primordial é promover acessibilidade para pessoas com deficiência visual. 
A audiodescrição também pode favorecer pessoas idosas, disléxicas e com deficiência intelectual, bem como, aquelas que estejam impossibilitadas de visualizar as imagens por qualquer motivo, como, por exemplo, quando realizam uma tarefa ao mesmo tempo em que acompanham um filme.
Pode ser utilizada ainda para aprimorar a experiência de espectadores de um podcast ou de um programa de rádio.
A descrição de imagens pode ser apresentada também de forma escrita. Nesse caso, ela  normalmente vem após uma hashtag. Veja, por exemplo, a descrição da imagem abaixo: #pratodosverem imagem com vários quadrados formados com diversas sementes, e em cada porção de sementes tem uma figura branca de uma pessoa com deficiência. Ao centro, o texto: Sementes da Inclusão. 
#pratodosverem imagem com vários quadrados formados com diversas sementes, e em cada porção de sementes tem uma figura branca de uma pessoa com deficiência. Ao centro, o texto: Sementes da Inclusão. 

O TJDFT utiliza audiodescrição?

O Tribunal utiliza audiodescrição em manifestações públicas, como peças publicitárias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social - ACS e publicadas nas redes sociais oficiais, bem como nos e-mails marketing de divulgação e imagens inseridas no site institucional (fotos que ilustram as matérias e banners de divulgação).

No site do TJDFT é possível comprovar a utilização desse recurso, com a inclusão de informações descritivas nos campos destinados a esse fim, no momento do cadastramento dos produtos mencionados acima, conforme observado, a título de exemplo, nas peças institucionais abaixo.

Embora aparentemente não visíveis, visto que essas informações ficam "embutidas" no sistema, elas podem ser facilmente "lidas" por pessoas com deficiência visual, com o auxílio de softwares específicos.

Acesse no link exemplos de utilização de audiodescrição utilizados pelo TJDFT.

Peças institucionais

Peça publicitária - imagem adoção

Peça publicitária - imagem edição comemorativa dos 61 anos do TJDFT

Curso Audiodescrição

Em novembro e dezembro de 2020, a Escola de Formação Judiciária promoveu o curso  distância Audiodescrição, com carga horária de 20 horas-aula, sendo 10 horas-aula on-line síncrona (aplicativo Zoom) e 10 horas-aula no ambiente virtual de aprendizagem - AVA, com tarefas complementares e tarefas avaliativas. O curso foi ministrado pelo professor Anderson Tavares Correia da Silva, especialista em tradução e interpretação de Libras, audiodescrição e formação de tradutores visuais.