Audiodescrição

Informações sobre o uso da audiodescrição em manifestações públicas do TJDFT.
última modificação: 2024-03-22T19:23:15-03:00

Nesta página são divulgadas informações sobre o uso da audiodescrição em manifestações públicas do TJDFT. (propagandas, redes sociais, vídeos e fotos)

O que significa audiodescrição?

A audiodescrição consiste na tradução de imagem ou vídeo em palavras para que pessoas com deficiência visual, intelectual, idosos e dislexos  tenham uma compreensão completa de conteúdos audiovisuais. Consiste na narração integrada ao som original, contendo descrições de ações, sons e elementos visuais, como roupas, pessoas, expressões e cenários, além de outros elementos vitais á compreensão.

O TJDFT utiliza audiodescrição?

O Tribunal utiliza audiodescrição em manifestações públicas, como propagandas, redes sociais, vídeos, fotos e peças publicitárias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social - ACS e publicadas nas redes sociais oficiais, bem como nos e-mails marketing de divulgação e imagens inseridas no site institucional.

Peças institucionais

Conheça as peças gráficas institucionais com audiodescrição produzidas pelo TJDFT.

Curso Audiodescrição

Em novembro e dezembro de 2020, a Escola de Formação Judiciária promoveu o curso  distância Audiodescrição, com carga horária de 20 horas-aula, sendo 10 horas-aula on-line síncrona (aplicativo Zoom) e 10 horas-aula no ambiente virtual de aprendizagem - AVA, com tarefas complementares e tarefas avaliativas. O curso foi ministrado pelo professor Anderson Tavares Correia da Silva, especialista em tradução e interpretação de Libras, audiodescrição e formação de tradutores visuais. 

Prestação de serviço de audiodescrição

O TJDFT contratou a empresa Visuaudio Serviços de Locução e Sonorização de Áudio e Vídeo Ltda-ME para prestar serviços de audiodescrição. O serviço poderá ser solicitado apenas para vídeos institucionais pré-gravados do Tribunal.

O contrato é executado sob demanda e as unidades solicitantes devem encaminhar pedido para o e-mail nuics@tjdft.jus.br do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade — NUICS, subordinado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica — SEPG. O pedido deve ser enviado, acompanhado do material no qual será inserida a audiodescrição, em até 72 úteis horas úteis de antecedência da data prevista para a entrega do material.

A contratação atende ao disposto na  Resolução CNJ 401 de 2021, cujo teor trata da implementação de medidas que assegurem a ampla e irrestrita acessibilidade física, arquitetônica, comunicacional e atitudinal das pessoas com deficiência à Justiça.

Unidade responsável: Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade - NUICS.
Contatonuics@tjdft.jus.br; (61) 3103-6869.
Fonte da informação:  Lei 13.146 de 2015; Recomendação CNJ 27 de 2009; Resolução CNJ 401 de 2021Decreto 5.296 de 2004.
Formatos disponíveis: PDF; HTML; vídeo no Youtube.
Periodicidade: anual.

A sua opinião é muito importante para nós!

O que você achou do conteúdo disponibilizado nessa página? Registre a sua avaliação.

Caso queira apresentar reclamações, dúvidas ou sugestões sobre os serviços prestados pelo Tribunal, por gentileza, entre em contato com a Ouvidoria.