15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15/6, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.
Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CODEPLAN, a população idosa do DF crescerá 63% em uma década, chegando a mais de 565 mil pessoas em 2030.
Nesta quarta-feira, o TJDFT lança a Cartilha Quem Nunca? Reflexões sobre o preconceito em razão da idade. O material aborda o tema do ageísmo (preconceito em razão da idade) de forma clara e resumida e está disponível na página do TJDFT na internet.
Denúncias de violência contra pessoas idosas podem ser registradas na Central Judicial do Idoso, por WhatsApp, no número 3103-7616; em qualquer delegacia de polícia ou pelos canais. Disque 100 e Polícia Militar (190).