
17 de maio - Dia Internacional contra a LGBTfobia
Em 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional Contra a LGBTfobia. Nesta data, em 1990, a OMS excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
O objetivo da data é promover ações de combate ao preconceito e discriminação contra pessoas LGBTQIA+ e conscientizar sobre o respeito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.
Na opinião da servidora do TJDFT Sara de Freitas Teixeira, que se reconhece como bissexual, “o dia de luta contra a LGBTfobia é importante porque esse comportamento criminoso mata. Nesse sentido, toda forma de promoção de respeito à individualidade e de combate à violência e à discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ é mais do que bem-vinda, é urgente.”
O país não produz levantamentos oficiais. De acordo com o relatório “Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil – 2021”, divulgado pela ONG Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil lidera o ranking de mortes violentas de pessoas LGBTQIA+, tendo registrado 300 mortes em 2021.
No Brasil, por decisão do STF, a LGBTfobia é considerada crime equiparado ao racismo, sendo inafiançável e imprescritível.
O TJDFT acredita que o respeito à diversidade é solo fértil para o desenvolvimento de ideias inovadoras e garantia de uma Justiça acessível a todas as pessoas.
#TJDFT
#SementesDaEquidade
#ProgramaPróEquidadeeDiversidade
#ComissãoMultidisciplinardeInclusão
#NUICS
#Inclusão