Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade
Imagem de divulgação do Produto do TJDFT "Sementes da Inclusão", como o tema Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade. Inclusão digital, independência e participação plena. A arte é composta por retângulos coloridos, nas cores rosa, verde água, laranja e azul escuro, em diferentes posições. No retângulo verde água, que está na parte superior, há uma ilustração, formada por linhas, de uma mão jogando sementes que germinam e crescem progressivamente. A linha junta-se a marca do produto, sendo essa composta de várias pessoas com diferentes deficiências e o nome Sementes da Inclusão. No retângulo laranja, central, há uma forma sextavada à direita com ilustrações de duas pessoas com deficiência, sendo uma cadeirante e uma cega, segurando tablets. Há desenhos de ícones que remetem a acessibilidade. Assinam a peça o TJDFT e NUICS e a marca da acessibilidade.

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade

por Vicente Junqueira Moragas - NUICS — publicado 19/05/2022

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade é celebrado toda terceira quinta-feira do mês de maio, desde 2012.

A data, resultado da união de esforços do desenvolvedor web Joe Devon e do profissional de acessibilidade Jennison Asuncion, tem o propósito de que todos falem, pensem e aprendam sobre acesso e inclusão digital, e sobre as pessoas com deficiência.

Nos tempos atuais, a tecnologia viabiliza o exercício das múltiplas dimensões da vida: trabalho, educação, comunicação, cultura, saúde e várias outras. Dessa forma, as pessoas com deficiência precisam, como todas as outras, ter pleno acesso aos recursos tecnológicos.

A acessibilidade digital procura garantir que todas as pessoas possam acessar, compreender e utilizar conteúdos, interagir no meio digital e contribuir com ele.

Para as pessoas com deficiência, a acessibilidade digital, assim como a física, possibilita vida independente e com participação plena.

Várias recomendações melhoram a acessibilidade no meio digital: disponibilizar recursos para facilitar a navegação pelo teclado; oferecer descrição para as imagens que transmitem conteúdo; descrever links com textos explicativos; utilizar cores com uma boa relação de contraste; usar linguagem simples; oferecer alternativas para áudio e vídeo (legenda, transcrição textual, Libras, audiodescrição).

O TJDFT trabalha em prol da inclusão digital e acredita que o respeito à diversidade é solo fértil para o desenvolvimento de ideias inovadoras e garantia de uma Justiça acessível a todas as pessoas.