Muito além da rampa
No mês de maio, é celebrado o Dia Global pela Conscientização sobre Acessibilidade, que visa promover a reflexão sobre o conceito mais importante relacionado à inclusão social das pessoas com deficiência: o acolhimento.
É muito comum considerar que, ao colocar uma rampa de acesso e reservar algumas vagas nos estacionamentos, estamos “adaptando” os prédios e as cidades e preparando a sociedade para receber este grupo de pessoas. Porém, a inclusão social das pessoas com deficiência vai muito além da rampa.
Ao dispormos de estruturas, mecanismos e tecnologias que permitam a convivência cotidiana das pessoas com deficiência nos ambientes coletivos, estamos, na verdade, respeitando os níveis de desenvolvimento social que o processo civilizatório exige.
O respeito às singularidades humanas precisa ser elemento central da evolução civilizatória, pois, ao negarmos às pessoas as condições para que interajam socialmente, negamos sua natureza social.
Clique aqui para ler as Sementes da Inclusão publicadas pelo TJDFT
Clique aqui para ler as Sementes da Equidade publicadas pelo TJDFT