Qual a natureza dos impedimentos de uma PcD?

por Vicente Junqueira Moragas - NUICS — publicado 2022-03-15T12:06:00-03:00

A partir do referencial trazido pela legislação que trata da matéria, costuma-se classificar a natureza da deficiência em seis categorias, conforme o tipo de impedimento inerente a cada pessoa com deficiência - PcD. São elas: deficiência física, auditiva, visual, mental, intelectual ou múltipla. No entanto, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelo Decreto 6949/2009, trouxe profundas modificações na compreensão da temática, inclusive reconhecendo a diversidade entre as pessoas com deficiência.

Sendo única em suas características, cada pessoa com deficiência precisa ser vista em sua particularidade. Se queremos informações sobre a acessibilidade necessária, é para ela especificamente que devemos perguntar, pois ainda que duas pessoas tenham o mesmo tipo de deficiência podem possuir necessidades diversas.

Esperamos que esta Semente da Inclusão tenha sido útil para você. Acreditamos que o respeito à diversidade é solo fértil para o desenvolvimento de ideias inovadoras e garantia de uma Justiça acessível para todos.

Para mais informações, procure o Núcleo de Inclusão do TJDFT.

 Saiba mais
NIC lança a campanha "Sementes da Inclusão"
Como se referir a pessoas que possuem deficiência?
Qual é a definição de pessoa com deficiência?

#diversidade Sustentabilidade Inclusão #sustentabilidade #PessoaComDeficiência #inclusão #ProgramadeIntegridadedoTJDFT #JustiçaAcessível #PcD #NúcleoDeInclusão