Sementes de Inclusão: Deficiência Intelectual e Múltipla

por Vicente Junqueira Moragas - NUICS — publicado 2022-08-22T18:46:40-03:00

Essa semana será dedicada a estimular a geração de conhecimento acerca das necessidades das pessoas com deficiência intelectual e com deficiência múltipla. Ela foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 para combater o preconceito e a discriminação e promover a inclusão dessas pessoas.

A deficiência múltipla ocorre quando uma pessoa possui ao mesmo tempo dois ou mais tipos de diferentes impedimentos, que podem ser de natureza física, visual, auditiva, mental ou intelectual.

A deficiência intelectual caracteriza-se pelo comprometimento no desenvolvimento cognitivo com impacto, em diferentes graus, na capacidade de raciocínio, elaboração, comunicação e aprendizagem.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada anualmente, do dia 21 ao dia 28 de agosto. Ela ressalta a importância de que essas pessoas tenham acesso assegurado a atendimento de profissionais especializados, para que possam aprimorar suas habilidades e capacidades, além de ambientes acessíveis e inclusivos, com tecnologias e suportes que lhes possibilitem realizar suas tarefas cotidianas como estudar, trabalhar e desfrutar de lazer, com o máximo de autonomia e segurança.

No TJDFT, servidores com deficiência podem contar com o auxílio do Núcleo de Inclusão Acessibilidade e Sustentabilidade (NUICS) para acolher e acompanhar as demandas relacionadas à suas necessidades laborais, basta entrar em contato por meio do e-mail nuics@tjdft.jus.br.