Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Obter informações sobre andamento de processo judicial em trâmite na 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - VIJ

O que é?

Consiste na disponibilização de informações e orientações sobre processos cíveis ou infracionais, em trâmite na 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - 1ª VIJ, às partes cadastradas ou aos advogados constituídos nos autos.

Unidade responsável

1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - 1ª VIJ.

Quem pode utilizar o serviço?

Todos os cidadãos.

Porém, o atendente deverá verificar as implicações do segredo de justiça que permeia as ações que tramitam ou tramitaram na 1ª VIJ, a fim de adequar o nível de informação ou quais orientações poderão ser repassadas ao solicitante.

Quais são os requisitos necessários para obter o serviço?

Para o recebimento de orientações ou informações genéricas, não há necessidade de identificação.

Para consultas de natureza processual, é necessária a apresentação de documento de identificação com foto que permita a sua identificação, a fim de validar a identidade da parte, de seu representante ou do advogado constituído, e confirmar a identidade daqueles autorizados a ter acesso às informações presentes no processo.

Há custos para obter o serviço?

Não.

Quais são as formas de atendimento?

Pela internet:

Através de e-mail enviado para a 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - 1ª VIJ

Por chamada de vídeo:

No site do TJDFT→ Balcão Virtual.

  • Para atendimento por vídeo, a pessoa interessada deverá possuir em seu computador ou aparelho celular do tipo smartphone o aplicativo Microsoft Teams. Ele é gratuito e está disponível tanto para computadores quanto para celulares (Android ou iOS);
  • Em seguida, no site do TJDFT→ Balcão Virtual, deve-se escolher a opção 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - 1ª VIJ, e aguardar atendimento.

Presencialmente:

Na 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - 1ª VIJ.

Qual o tempo previsto de espera para o início do atendimento?

Pela internet:

Se o atendimento for requerido via e-mail, poderá ser respondido em até um dia útil, a depender do horário de envio da mensagem.

Por chamada de vídeo:

No caso do  Balcão Virtual, o atendimento é realizado, em regra, de modo imediato. Caso haja outros cidadãos aguardando, o início do atendimento poderá ocorrer em até 30 minutos. 

Presencialmente:

O atendimento é imediato.

Quais são as principais etapas para a realização do serviço?

  1. Contatar a 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - 1ª VIJ, por meio das formas de atendimento disponíveis;
  2. Um dos servidores da 1ª VIJ efetuará a validação da identidade do solicitante e da sua demanda;
  3. Em caso de demanda processual será verificado o grau de acesso permitido ao usuário e o tipo de informação que ele poderá obter;
  4. Em caso de solicitação de informações, será procedida a orientação inicial e, se for o caso, disponibilizado ao usuário os meios de acesso ao setor responsável pela demanda;
  5. O significado de cada movimento registrado no processo também pode ser esclarecido no site do Tribunal, em Informações  Significado dos Andamentos.

Qual o prazo máximo para obtenção do serviço?

A expectativa é de que a demanda seja atendida no mesmo dia, podendo variar, no máximo, até o primeiro dia útil seguinte, conforme a dinâmica específica do atendimento realizado.

Em que dias e horários é possível acessar o serviço?

Em dias úteis, das 12h às 19h.

Quais são as prioridades de atendimento?

Possuem prioridade no atendimento presencial as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme Lei nº 10.048, de 08/11/2000. Ademais, em observância à Lei nº 13.466, de 12/07/2017 é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos.

Como tirar dúvidas e receber orientações para obter o serviço?

Pela internet:

Através de e-mail enviado para a 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - 1ª VIJ.

Por chamada de vídeo:

No site do TJDFT→ Balcão Virtual.

  • Para atendimento por vídeo, a pessoa interessada deverá possuir em seu computador ou aparelho celular do tipo smartphone o aplicativo Microsoft Teams. Ele é gratuito e está disponível tanto para computadores quanto para celulares (Android ou iOS);
  • Em seguida, no site do TJDFT→ Balcão Virtual, deve-se escolher a opção 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - 1ª VIJ, e aguardar atendimento.

Presencialmente:

Na 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal - 1ª VIJ.

Quais são as normas que orientam o serviço?

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