Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Cadastrar-se para atuar como corretor judicial

O que é?

Consiste em procedimento necessário para integrar o Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos (CPTEC), para fins de eventual nomeação pelo juízo para atuação como auxiliar da justiça, função corretor judicial.

Unidade responsável

Secretaria de Administração de Mandados e Guarda de Bens Judiciais - SEAMB.

Quem pode utilizar o serviço?

De acordo com a Portaria GC 188/2016, podem integrar o CPTEC do TJDFT somente pessoas físicas. 

Há custos para obter o serviço?

Não.

Quais são os requisitos necessários para obter o serviço?

Apresentar a documentação exigida na Portaria GC 188/2016 (Art. 7º e Anexo IV).

Quais são as formas de atendimento?

Pela internet:

No site do Tribunal → Serviços → Cadastro de Auxiliares → Corretor Judicial (Portaria GC 188/2016) → https://www.tjdft.jus.br/servicos/cadastro-de-auxiliares/corretor-judicial.

Qual o tempo previsto de espera para o início do atendimento?

Pela internet:

Trata-se de auto serviço.

Quais são as principais etapas para a realização do serviço?

  1. O interessado no credenciamento deve ler atentamente os termos da Portaria GC 188/2016, bem como as demais informações disponíveis no site do Tribunal,
  2. Em seguida, deve proceder ao cadastro no site do Tribunal → Serviços → Cadastro de Auxiliares → Corretor Judicial (Portaria GC 188/2016) → https://www.tjdft.jus.br/servicos/cadastro-de-auxiliares/corretor-judicial.

  3. Aguardar até 5 (cinco) dias úteis para análise dos documentos;
  4. Receber correspondência eletrônica no endereço informado com o resultado da análise.

Qual o prazo máximo para obtenção do serviço?

Em até 5 (cinco) dias úteis o interessado receberá um e-mail da SEAMB, por meio do qual será informado se o cadastro foi efetivado ou se será necessário adotar alguma medida saneadora. 

Eventual nomeação para atuação como corretor judicial fica a cargo de cada um dos juízos do TJDFT. 

Em que dias e horários é possível acessar o serviço?

Pela internet:

A qualquer hora, inclusive nos finais de semana ou feriados.

Quais são as prioridades de atendimento?

Não há prioridades. A análise da documentação é feita em ordem cronológica.

Como consultar a situação de realização do serviço?

Pela internet:

No site do Tribunal → Serviços → Cadastro de Auxiliares → Corretor Judicial (Portaria GC 188/2016) → https://www.tjdft.jus.br/servicos/cadastro-de-auxiliares/corretor-judicial https://auxiliares-justica.tjdft.jus.br/#/consultaPublicaAuxiliarJustica.

Por e-mail ou telefone:

Nos dias úteis, das 12h às 19h, em contato com a Secretaria de Administração de Mandados e Guarda de Bens Judiciais - SEAMB.

Como tirar dúvidas e receber orientações para obter o serviço?

Por e-mail ou telefone:

Nos dias úteis, das 12h às 19h, em contato com a Secretaria de Administração de Mandados e Guarda de Bens Judiciais - SEAMB.

Quais são as normas que orientam o serviço?

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