Voluntariar-se para atuar como Agente Comunitário de Justiça e Cidadania

O que é?

O serviço recepciona interessados em se tornar voluntários no Programa Justiça Comunitária. Os cidadãos voluntários atuam em três eixos: educação para os direitos, mediação de conflitos e articulação de redes sociais.

Unidade responsável

Programa Justiça Comunitária.

Quem pode utilizar o serviço?

Qualquer cidadão que possua vínculo com uma das seguintes regiões administrativas: Ceilândia, Samambaia, Taguatinga e São Sebastião.

Quais são os requisitos necessários para obter o serviço?

Participar da seleção e capacitação de agentes comunitários.

Há custos para obter o serviço?

Não.

Quais são as formas de atendimento?

POR E-MAIL:

justicom@tjdft.jus.br

POR TELEFONE:

Centro do Programa Justiça Comunitária - PJC

PESSOALMENTE:

Centro do Programa Justiça Comunitária - PJC.

Núcleo de Formação e Pesquisa em Justiça Conunitária - NPJC.

Núcleo de Apoio ao Programa Justiça Comunitária - NAPJC.

Quais são as principais etapas para a realização do serviço?

O processo seletivo envolve as etapas:

  1. Minicurso em Justiça Comunitária (4 horas/aula);
  2. Curso de sensibilização em Justiça Comunitária (24 horas/aula);
  3. Estágio;
  4. Credenciamento.

Qual o prazo máximo para obtenção do serviço?

O processo pode durar até 6 meses.

Em que dias e horários é possível acessar o serviço?

Dias úteis, das 12h às 19h.

Como consultar a situação de realização do serviço?

POR E-MAIL:

justicom@tjdft.jus.br

POR TELEFONE:

Centro do Programa Justiça Comunitária - PJC

Como tirar dúvidas e receber orientações para obter o serviço?

PELA INTERNET:

https://www.tjdft.jus.br/informacoes/cidadania/justica-comunitaria

POR E-MAIL:

justicom@tjdft.jus.br

POR TELEFONE:

Centro do Programa Justiça Comunitária - PJC

Quais são as normas que orientam o serviço?

Resolução 3 de 03/07/2006.