Voluntariar-se para atuar no programa Rede Solidária Anjos do Amanhã

O que é?

Consiste em cadastrar voluntários (pessoas físicas, jurídicas, entidades governamentais e não governamentais), em um dos eixos de atuação do programa Rede Solidária Anjos do Amanhã, de acordo com suas competências, habilidades e recursos disponíveis, para atender demandas pontuais e de caráter continuado do público-alvo da Rede Solidária Anjos do Amanhã. O voluntário pode contribuir por meio de doações de toda espécie ou de serviços.

Criado em 2006 pela Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF), o programa Rede Solidária Anjos do Amanhã une os recursos disponibilizados pelo voluntariadoàs necessidades apresentadas por crianças e adolescentes expostos a situações de vulnerabilidade social e violência física, psicológica, sexual ou estrutural atendidos pela Justiça Infantojuvenil do DF.

Dessa forma, a Rede Solidária Anjos do Amanhã pretende resgatar a cidadania desse público-alvo, por meio da possibilidade de acesso aos direitos básicos de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e formação profissional (eixos de atuação do programa), garantindo-lhe a dignidade, o respeito, a liberdade e a convivência familiar e comunitária, conforme preconiza o art. 4º da Lei n° 8.069, de 13/07/1990  - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Unidade responsável

Rede Solidária Anjos do Amanhã da VIJ – RSAA

Quem pode utilizar o serviço?

Qualquer cidadão maior de 18 anos.

Quais são os requisitos necessários para obter o serviço?

Atuar de forma não remunerada, nos termos da Lei 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. O interessado em contribuir com serviços deverá ser aprovado pela Rede Solidária Anjos do Amanhã.

Há custos para obter o serviço?

Não.

Quais são as formas de atendimento?

Por telefone ou e-mail:

(Doações)

Em contato com a Rede Solidária Anjos do Amanhã da VIJ – RSAA, que fará a intermediação entre o doador e o beneficiário do recurso.

Pela internet:

(Serviços)

Para se tornar um voluntário na modalidade de serviços, o interessado deve preencher um dos formulários a seguir, de acordo com o seu perfil:

Qual o tempo previsto de espera para o início do atendimento?

No caso de contato para doações, a primeira resposta normalmente é dada no prazo de 24h. No caso de cadastramento como voluntário, o prazo depende da existência de demanda para o tipo de serviço oferecido.

Quais são as principais etapas para a realização do serviço?

Doações

  1. Em caso de doações, o usuário deve entrar em contato com a Rede Solidária Anjos do Amanhã da VIJ – RSAA ,  por e-mail ou telefone;
  2. A equipe da Rede Solidária Anjos do Amanhã fará a intermediação entre o doador e o beneficiário do recurso.

Serviços

  1. Para se cadastrar como voluntário, o interessado deve preencher formulário disponível na página do programa, conforme seu caso (pessoa física ou jurídica), e aguardar contato da Rede Solidária Anjos do Amanhã;
  2. O candidato a voluntário passará por entrevista, a ser agendada, e deverá apresentar certidão negativa de antecedentes criminais;
  3. Se aprovado, o voluntário assinará um documento de adesão à Rede Solidária Anjos do Amanhã e passará a prestar seu serviço de acordo com sua disponibilidade e a demanda do público-alvo.

Qual o prazo máximo para obtenção do serviço?

O prazo variará de acordo com a necessidade do público-alvo e a disponibilidade do voluntário ou do doador.

Em que dias e horários é possível acessar o serviço?

Em dias úteis, das 12h às 19h.

Quais são as prioridades no atendimento?

A VIJ-DF segue o princípio da prioridade absoluta garantida a crianças e adolescentes de acordo com o ECA. Portanto, as demandas dos usuários sempre levarão em conta esse princípio.

Como consultar a situação de realização do serviço?

Telefone ou e-mail:

Em contato com a Rede Solidária Anjos do Amanhã da VIJ – RSAA

Como tirar dúvidas e receber orientações para obter o serviço?

Telefone ou e-mail:

Em contato com a Rede Solidária Anjos do Amanhã da VIJ – RSAA

Quais são as normas que orientam o serviço?

A sua opinião é muito importante para nós!

O que você achou da Carta de Serviços? Clique no link e registre a sua avaliação.