Pré-requisitos

última modificação: 2019-05-15T17:02:59-03:00

Pré-requisito

  • Possuir certificado digital do tipo A3(token).

Softwares Requeridos

  • Mozilla Firefox: navegador requerido para o perfeito funcionamento do SEEU.
  • Java 1.8 ou superior: tecnologia necessária para o funcionamento do assinador.
  • Adobe Reader: visualizador de arquivos do tipo PDF.
  • Driver do token: instalador do certificado digital.

Links

Novo Procedimento de Assinatura Digital do SEEU 

Por que mudou?

Com o fim do suporte da tecnologia Java Applet pelos navegadores web, o aplicativo de assinatura digital embutido no sistema SEEU não poderá mais ser utilizado. O último navegador a anunciar o fim do suporte foi o Mozilla Firefox, cuja nova versão disponibilizada a partir deste mês de março impede o funcionamento do assinador digital do sistema SEEU. A versão ESR do Firefox, no entanto, continuará a dar suporte a essa tecnologia por tempo indeterminado.
Para que a assinatura digital continue a existir no sistema SEEU, o TJPR criou um aplicativo único que poderá ser utilizado por todos os seus sistemas, além do SEEU. O aplicativo, construído com Java(TM), utiliza a tecnologia Java Web Start. Essa tecnologia possibilita que aplicativos sejam inicializados a partir de uma página da web, porém sem os problemas de segurança apresentados pela Java Applet. O novo aplicativo de assinatura digital é uma versão compacta do já existente aplicativo desktop "Assinador Digital de Documentos", do próprio sistema SEEU. Com o Web Start, foi possível integrar o uso do sistema SEEU com o aplicativo, de modo a tornar a tarefa de assinatura muito similar ao procedimento anterior, sem mais depender de suporte dos navegadores ao plugin do Java. 

Como é o novo procedimento?

A partir de agora, ao clicar no botão Botão Assinar, um arquivo com o nome AssinadorTJPR.jnlp será oferecido para download. Ao aceitar o download e abrir o arquivo, o aplicativo "Assinador de Documentos -TJPR" será inicializado automaticamente e a tela de seleção de certificado será exibida, de modo semelhante ao que era feito anteriormente:

Tela Assinador

Durante esse procedimento, a tela do sistema SEEU permanecerá bloqueada, aguardando a assinatura digital dos documentos selecionados ser enviada. Uma janela de acompanhamento será exibida:

Tela Aguardando Assinador

Ao final do procedimento, o aplicativo informará a conclusão com sucesso. A tela do Sistema SEEU também exibirá uma mensagem antes de automaticamente ser atualizada com os arquivos assinados.

Tela Sucesso    Tela Assinado com Sucesso

Pode haver problemas? Quais?

Tanto o novo aplicativo quanto o sistema SEEU estão preparados para tratar algum problema que possa ocorrer, considerando tanto a assinatura digital em si, quanto a integração entre os dois sistemas. Durante a assinatura, o aplicativo "Assinador de Documentos -SEEU" exibirá uma janela própria contendo o andamento da assinatura dos documentos, e caso ocorra um problema ao enviar a assinatura de um dos arquivos, uma mensagem nesta janela apresentará uma mensagem.
Do mesmo modo, a tela do sistema SEEU exibirá uma mensagem informado que um ou mais documentos não puderam ser assinados. Normalmente, esse problema pode ser causado por uma falha de rede (no provedor de Internet, na rede, etc). Basta repetir o procedimento: serão enviados para assinatura somente os documentos que não tenham sido assinados corretamente anteriormente.
Tela Documento com Erro Tela Assinado com Falha

 
Dúvidas?

  1. É preciso instalar algum novo software no computador?
    Não, basta ter um navegador web (Google Chrome, Mozilla Firefox, etc) e o Java(TM) atualizado.
  2. Muda algo em relação aos certificados digitais?
    Não. Continuam sendo válidos os mesmos certificados já utilizados atualmente.
  3. A cada vez que for preciso assinar digitalmente documentos, será feito novo download do arquivo "AssinadorTJPR.jnlp"?
    Sim. É um arquivo pequeno (aproximadamente 5KB), portanto o tempo de download deve ser imperceptível. Esse arquivo é responsável apenas por abrir o aplicativo informando quais são os documentos a serem assinados, por isso sempre é preciso um novo arquivo "AssinadorTJPR.jnlp".
  4. E se houver muita lentidão para abrir o aplicativo "Assinador de Documentos - TJPR"?
    Na primeira vez em que o novo aplicativo for utilizado, o computador fará o download dos arquivos necessários para execução. Isso pode tomar alguns segundos, ou mesmo minutos, dependendo de sua conexão com a Internet. Nos usos subsequentes, não será mais necessário fazer o download destes arquivos (exceto quando houver atualização do aplicativo), e portanto, o tempo para abrir será menor.
  5. E se eu abrir um arquivo "AssinadorTJPR.jnlp" obsoleto, ou seja, relativo a documentos assinados anteriormente?
    O próprio aplicativo Assinador irá informar com uma mensagem que o arquivo é inválido: "Arquivo de assinatura inválido para esta sessão ou expirado."