Grupo Reflexivo de Homens

última modificação: 2024-02-20T18:05:07-03:00

O Programa “Grupo Reflexivo de Homens” teve início em abril de 2016. A iniciativa está amparada pela Lei Maria da Penha, que recomenda a criação de espaços de “educação” e “reabilitação” para os autores de violência contra mulher. Os grupos acontecem em 8 encontros semanais com duração de duas horas cada um. A quantidade de participantes é em média de 15 homens. Durante os encontros são trabalhados vários temas, dentre eles: 1. Acolhimento; 2. Masculinidades I; 3. Masculinidades II; 4. Gênero e violência contra a mulher; 5. Habilidades Relacionais; 6. Tema Livre; 7. Lei Maria da Penha; 8. Autorresponsabilização.

Qual o objetivo?

O Grupo Reflexivo de Homens têm como objetivo promover um espaço grupal de intervenção breve que possibilite a atribuição de um novo sentido à sua passagem pela justiça, ou seja, perceber-se como sujeito ativo na construção da dinâmica de violência.

Devido ao contexto que vivenciamos com a pandemia de COVID-19, iniciamos as Reuniões Dialogadas Virtuais, que surgiram a partir da necessidade de atender a demanda de homens encaminhados pelos Juizados ao NJM, no momento em que os encontros presenciais não eram possíveis.  As reuniões acontecem na modalidade online através da Plataforma Microsoft Teams. Os homens encaminhados devem participar de seis encontros, com duas horas de duração cada um, com os mesmos temas previstos nos encontros presenciais.

A quem se destina?

Os Grupos Reflexivos e as Reuniões Dialogadas Virtuais são realizados com homens que estejam respondendo processos judiciais na Lei Maria da Penha, em qualquer fase processual. O encaminhamento deve ser feito exclusivamente pelos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Distrito Federal ao Núcleo Judiciário da Mulher via PJe.