Programa Pró-Excelência: Programa de Aprimoramento da Alta Performance e Excelência de Magistrados do TJDFT

última modificação: 2022-02-17T20:22:07-03:00

O Pró-Excelência - Programa de Aprimoramento da Alta Performance e Excelência de magistrados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) foi desenvolvido com o objetivo de manter e potencializar o funcionamento cerebral de profissionais de alta performance e excelência por meio do uso de estratégias neuro cognitivas, ou seja, de ações ou processos deliberadamente empregados pelo indivíduo visando criar condições para um funcionamento ampliado do cérebro e consequente aumento da resiliência, reduzindo o impacto do estresse e, consequentemente, potencializando ainda mais a alta performance e excelência.

O Programa tem como foco principal os magistrados, e entre eles, aqueles que atuam com a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa ênfase partiu da percepção de que o ofício da magistratura exige alta performance e excelência todos os dias, várias vezes ao dia, durante toda a carreira, e de forma diferenciada.

O Programa Pró-Excelência foi criado e executado entre os magistrados de violência doméstica pelo NJM, em parceria com a Secretaria de Saúde (SESA) do TJDFT, e inclui o “Pró-Excelência Encontros”, composto de 9 encontros semanais individuais, e do “Pró-Excelência Oficinas”, oficinas com duração de 4 horas. Em 2018, foi elaborado e publicado o Relatório do Pró-Excelência com os resultados consolidados dos dois anos do Programa, disponível aqui.

A partir de 2019, o Programa Pró-Excelência passou a ser desenvolvido de forma ampliada a magistrados e servidores do TJDFT. O “Pró-Excelência Oficinas” passou a ser ofertado por meio da Escola Judiciária e o “Pró-Excelência Encontros” oferecido no âmbito do Programa Qualidade de Vida da SESA.