Como funciona

última modificação: 2019-05-08T13:28:54-03:00

O Programa Justiça Comunitária é um programa desenvolvido essencialmente na comunidade. E para que seja, de fato, comunitário, é indispensável que seus principais operadores sejam integrantes da comunidade na qual se pretende atuar, porque não haveria sentido se a abordagem efetivamente comunitária de realização da Justiça dependesse da atuação de técnicos sem qualquer afinidade com a ecologia local, ou seja, a linguagem e o código de valores próprios.

Os Agentes Comunitários são credenciados no Programa, por meio de um processo de seleção levado a efeito por uma equipe multidisciplinar. Encerrada essa etapa, os selecionados iniciam uma capacitação permanente no Núcleo de Formação e Pesquisa em Justiça Comunitária, onde recebem noções básicas de Direito, treinamento nas técnicas de mediação comunitária e de animação de redes sociais, além da participação nos debates sobre direitos humanos e sociais.

A atuação dos Agentes Comunitários é acompanhada por uma equipe multidisciplinar, composta de bacharéis em Direito, psicólogos, assistentes sociais, servidores de apoio administrativo, instrutores, formador em artes cênicas e duas juízas que coordenam o Programa. As atividades desenvolvidas pelos Agentes Comunitários são as seguintes: educação para os direitos, mediação comunitária e animação de redes sociais.

Ao desenvolver essas atividades, o Programa Justiça Comunitária tem por pretensão a transformação de comunidades fragmentadas em espaços abertos para o desenvolvimento do diálogo, da autodeterminação, da solidariedade e da paz.