1ª VIJ e UnB promovem curso sobre mediação psicossocial

por SECOM — publicado 2012-09-20T14:05:00-03:00

Inscrições abertas

A equipe interprofissional da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF (1ª VIJ), em parceria com o Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB), abre inscrições para o curso “Mediação: subsídios para o trabalho interprofissional no campo sociojurídico”, que será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da 1ª VIJ.

O curso destina-se aos servidores da área psicossocial da 1ª VIJ e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) – assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Os interessados devem se inscrever até o dia 24/9, enviando o formulário (acesse aqui o modelo) de inscrição preenchido para o e-mail vij.asstec@tjdft.jus.br. Os participantes receberão certificado com carga horária de 16 horas.

Ministrado pelo professor doutor Reinaldo Nobre Pontes, o curso tem o objetivo de capacitar os servidores para utilizarem a mediação como categoria de intervenção no contexto psicossocial. A mediação mostra-se como ferramenta técnico-operativa que possibilita a construção de estratégias para a práxis profissional no âmbito da Justiça.

Sobre o palestrante

Reinaldo Nobre Pontes é assistente social (UFPA, 1984), doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (2007), mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), especialista em metodologia do Serviço Social (UFPA) e Criança e Adolescente (PUC-SP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, atuando na Faculdade de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (mestrado). Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Políticas Sociais e Formação Profissional (GEPSS). Tem experiência profissional nas áreas de assistência social, proteção à infância e à adolescência e violência nas escolas. Na área de pesquisa, dedica-se aos seguintes temas: Serviço Social e Políticas de Assistência Social. É autor de Mediação e Serviço Social (Cortez, 7a. ed.). Foi vice-presidente (Regional Norte) e presidente da ABEPSS (1997-1998).