Juíza da VEMSE participa da inauguração da sala da Defensoria Pública na UNIRE

por SECOM/VIJ — publicado 2013-08-21T20:45:00-03:00

A inauguração do Núcleo de Execução de Medidas Socioeducativas da Defensoria Pública do DF (NAJUMSE) na Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE), realizada na tarde desta quarta-feira, 21/8, contou com a presença da juíza Lavínia Tupy, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (VEMSE). A sala de atendimento é a primeira da Defensoria Pública em uma unidade de internação de adolescentes e se tornou realidade por meio de Acordo de Cooperação Técnica e Operacional formalizado com a Secretaria da Criança.

Segundo a juíza Lavínia Tupy, a sala da Defensoria Pública significa um espaço próprio para receber os adolescentes e atender suas necessidades individuais. “O que todo o Sistema Socioeducativo deseja é que vocês saiam daqui melhores, tendo aprendido algo que vai fazer a diferença na vida de cada um também como pessoa humana, para que possam respeitar e ser respeitados”, disse a magistrada aos internos presentes ao evento, ressaltando ainda que o alcance das metas pessoais exige esforço. “Que todos tenham muita sorte”, desejou.

A boa parceria com o Sistema Socioeducativo e o trabalho desenvolvido pela juíza Lavínia Tupy à frente da VEMSE foram destacados no evento pela secretária da Criança, Rejane Pitanga, pela subsecretária do Sistema Socioeducativo, Ludmila Pacheco, bem como pelo defensor público Paulo Eduardo Balsamão, coordenador do NAJUMSE. Rejane Pitanga qualificou a juíza da VEMSE como grande companheira, que tem tido um enorme desprendimento em favor do Sistema Socioeducativo.

O acordo assinado entre a Defensoria Pública e a Secretaria da Criança na inauguração da sala do NAJUMSE na UNIRE visa aperfeiçoar o atendimento aos socioeducandos, seguindo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que garante ao adolescente privado de liberdade o direito de se encontrar reservadamente com seu defensor. Segundo Rejane Pitanga, o objetivo é instalar salas da Defensoria Pública em todas as unidades. Para viabilizar o trabalho, o subdefensor público-geral Roberto Coimbra afirmou a intenção de nomear mais defensores para atuar nas medidas socioeducativas.