VIJ faz balanço da atuação dos comissários no Carnaval

por SECOM — publicado 2013-02-15T15:35:00-03:00

Durante todo o período de Carnaval, os comissários de proteção da Vara da Infância e da Juventude (VIJ) fiscalizaram a entrada e a permanência de crianças e adolescentes nos desfiles e em festas carnavalescas, para garantir sua saúde e segurança.

Instalados em stands ou compostos em equipes volantes, os 68 voluntários destacados para a ação vistoriaram o estacionamento do ginásio Nilson Nelson, o bloco "Baratinha" no Parque da Cidade, os bailes carnavalescos dos clubes da cidade e outros locais de concentração de festas.

Segundo o supervisor Marcos Barbosa, da Seção de Apuração e Proteção da VIJ, não foi registrado flagrante de ingestão de bebida alcóolica e os comissários executaram trabalho preventivo e de apoio, orientando os jovens quanto aos malefícios e à ilegalidade do consumo de álcool e de entorpecentes.

Barbosa enalteceu a atuação dos comissários de proteção que, voluntariamente e de forma organizada, dedicaram seu feriado para trabalhar em prol do bem-estar de crianças e adolescentes.

Passado o Carnaval, agora a VIJ se prepara para a Copa das Confederações. Conforme o supervisor, a Vara pretende realizar curso de atualização para os comissários e está em contato com outros órgãos que compõem a rede de proteção da infância e juventude no DF, para traçar estratégias de atuação durante o evento.

Saiba Mais

Os comissários de proteção são voluntários credenciados pelo juiz da VIJ para compor a equipe multiprofissional, que trabalham cumprindo determinações judiciais e fiscalizando eventos onde haja a presença de crianças e adolescentes, a fim de prevenir ou cessar situações de risco envolvendo o publico infantojuvenil.