Vara da Infância e da Juventude recebe mais de 300 solicitações da imprensa em 2012

por SECOM/VIJ — publicado 2013-01-31T16:50:00-03:00

Os veículos da mídia recorreram à Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ) em busca de informações, entrevistas e autorizações durante todo o ano de 2012. A Seção de Comunicação Institucional da Vara (SECOM) recebeu 333 solicitações da imprensa no ano passado. Os pedidos de entrevistas com servidores e juízes da VIJ representaram 48% do total das demandas. Foram concedidas 108 entrevistas a jornais, emissoras de rádio e de televisão, revistas e sites.

Além das entrevistas, a SECOM recebeu solicitações de dados estatísticos, autorizações para entrevistas, fotografias e filmagens em instituições de acolhimento e unidades socioeducativas, indicação de personagens para matérias, informações sobre processos e decisões judiciais, bem como solicitações diversas sobre a atuação da Vara e orientações a respeito de temas infantojuvenis. Essas demandas somaram 52% das solicitações da imprensa à Vara da Infância e da Juventude.

O tema da adoção foi o que mais despertou o interesse dos profissionais da mídia em 2012, representando 43% das entrevistas concedidas. Em seguida, autorização de viagem nacional e internacional e ações de fiscalização e proteção voltadas ao público infantojuvenil, somando 24%. As campanhas realizadas pela Vara foram tema de 9% das entrevistas. E a temática do voluntariado e o trabalho desenvolvido pela Rede Solidária Anjos do Amanhã foram responsáveis por 7% das entrevistas.

Outros assuntos da competência da VIJ também geraram pedidos de entrevistas. A violência sexual e as situações de risco envolvendo crianças e adolescentes representaram, respectivamente, 6% e 5% das entrevistas do ano passado. E as medidas socioeducativas bem como a temática do acolhimento institucional estiveram presentes, cada uma, em 2% das entrevistas concedidas. Outros temas ligados à atuação da VIJ foram abordados em 2% dos casos.

A repercussão do trabalho da VIJ na mídia foi pautada também a partir dos releases produzidos pela SECOM e publicados nas páginas da Imprensa e da Infância e Juventude, no site do TJDFT. No ano passado, foram cerca de 90 releases, além da atualização de conteúdos e informações da Justiça da Infância e da Juventude disponíveis na internet, não só para a imprensa, mas também para o público em geral, com o objetivo de esclarecer e divulgar assuntos relativos à criança e ao adolescente.

 

 Gráfico - Solicitações da imprensa 2012

Gráfico - Assuntos das entrevistas 2012