Artigo faz reflexão acerca do tempo de espera na adoção

por SECOM/VIJ — publicado 2013-07-10T13:55:00-03:00

O tempo de espera na adoção é o tema sobre o qual a servidora Patrícia Coutinho, da Comissão Distrital Judiciária de Adoção (CDJA), faz uma reflexão tendo como ponto de partida a leitura do livro Tempo de Espera – como vivem as crianças, o casal e os trabalhadores sociais à espera da adoção, de Antonio D’Andrea. 

A autora destaca em seu texto a importância de se dar voz à criança que vive esse tempo de espera, conhecer suas expectativas em relação à adoção, aos novos pais, à aceitação destes no que tange à sua história de vida, às suas lembranças, temores e ansiedades. 

Patrícia Coutinho lembra que, no processo de construção de pontes entre a criança e a nova família, haverá também momentos de recolhimento, necessários para sedimentar a nova relação, digerir sofrimentos e expectativas, bem como para acolher o outro com a sua história. 

O artigo completo, intitulado Uma reflexão sobre o “tempo de espera”, está disponível nas páginas da CDJA e da Infância e Juventude, no site do TJDFT. Para ler agora, clique aqui