VIJ promove ação na abertura da Copa das Confederações

por SECOM/VIJ — publicado 2013-06-17T19:23:00-03:00

A Vara da Infância e da Juventude (VIJ) esteve presente no jogo de abertura da Copa das Confederações, realizado em Brasília no último sábado, 15 de junho, com um trabalho preventivo e de orientação, a fim de garantir a proteção de crianças e adolescentes que foram ao evento ou passaram pelo local.

A ação da VIJ contou com o apoio de um grupo de 22 comissários de proteção e o ônibus da Unidade Móvel de Atendimento da Vara, que ficou estacionado na altura da Torre de TV das 8h às 21h. Somente adolescentes a partir dos 14 anos tiveram autorização da VIJ para ingressar no jogo desacompanhados dos pais ou responsável legal.

Os comissários fizeram ronda nas proximidades do estádio e na área central de Brasília. Durante a ação, foram registradas apenas três ocorrências – uma criança perdida, um genitor sem documentação e com filho de oito meses e um adolescente que o acompanhava, além de um casal que vendia doces nas imediações da rodoviária na companhia de duas crianças.

“A ação da VIJ transcorreu na mais perfeita ordem”, afirma o supervisor de Apuração e Proteção da Vara, Marcos Barbosa. As ocorrências foram averiguadas e os responsáveis orientados quanto às obrigações inerentes ao poder familiar. De acordo com o supervisor, a integração da VIJ com os órgãos de segurança foi objeto de elogios e satisfação.