Artigo de servidora da VIJ fala sobre conciliação

Servidora Maria Fernanda Ventura fala em artigo sobre a conciliação como instrumento de pacificação social
por T309690 — publicado 2013-09-11T16:49:00-03:00

Certa vez, a ministra Ellen Gracie afirmou que o entendimento entre as partes é o melhor caminho para que a Justiça prevaleça. Segundo a ministra, o magistrado busca a solução mais próxima da Justiça, mas são as partes envolvidas quem conhecem as motivações explícitas e ocultas que estão por trás de cada processo judicial.

Nesse sentido, a conciliação tem-se mostrado um mecanismo eficaz de resolução de conflitos. O tema é abordado em uma análise crítica denominada “A conciliação como instrumento de pacificação social”, de autoria da servidora Maria Fernanda Rodrigues Ventura Alves, da Assessoria Jurídica da Vara da Infância e da Juventude, em conjunto com a professora Dulce Teresinha Barros Mendes, do curso de Direito da Faculdade Processus.

O texto realça a conciliação como importante meio para busca da pacificação e harmonia social e expõe as razões para o sucesso desse instrumento. Segundo as autoras, o maior ganho é possibilitar às partes que construam a solução para seus conflitos. Assim, uma decisão elaborada de forma consensual e não impositiva contribui para seu efetivo cumprimento. 

O texto está disponível na intranet e internet, no link Textos e Artigos, no espaço da Infância e Juventude.