TJDFT contempla cerca de 300 crianças acolhidas com presentes de Natal

por LC/SECOM/VIJ-DF — publicado 2015-12-16T16:50:00-03:00

Presentes Natal Solidário

A Rede Solidária Anjos do Amanhã entrega até sexta (18) os presentes para representantes de 11 instituições do DF

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), está em clima de festa. De 11 a 18/12, o programa vai entregar presentes personalizados a 11 representantes de entidades de acolhimento do DF para fazer a alegria de crianças e adolescentes na noite de Natal. Todos os 291 presentes foram arrecadados durante a Campanha Natal Solidário Anjos do Amanhã, promovida pela VIJ/DF e Amagis/DF, com a participação dos magistrados e servidores do TJDFT. Devido ao grande êxito, a campanha foi encerrada antes do prazo (9/12). Os últimos itens que faltavam (oito bicicletas e dois patins) foram doados por um grupo de magistrados que se cotizaram e compraram as bikes.Houve ainda doações de terceirizados e de familiares.

A assistente social da Casa das Meninas dos Olhos de Deus, em Sobradinho, que esteve na VIJ-DF, nesta segunda-feira, 14/12, para receber os donativos, disse que os presentes são importantes para complementar o sentido do Natal. “O Natal é uma data muito especial e familiar para as crianças acolhidas. Nesse dia, chamamos as famílias ou alguma pessoa que tenha vínculo com a criança para que a data tenha real significado. O presente complementa esse momento, fazendo-o muito especial”, assegura. 

A Campanha teve início em 9/11 e prosseguiu até 9/12 com o voluntariado corporativo. A ideia era arrecadar presentes personalizados para crianças acolhidas de várias entidades do DF. Os meninos foram consultados sobre o que gostariam de ganhar e entre os pedidos estavam bicicletas, chapinhas, mochilas, roupas e brinquedos. O público interno participou ativamente doando, em alguns casos, mais de um presente, como uma servidora e dois juízes que agraciaram, sozinhos, 10, 8 e 5 crianças, respectivamente.

A campanha foi realizada utilizando-se uma importante inovação tecnológica: o formulário digital, que podia ser acessado via computador, smartphone ou tablet. Nele, estavam dados importantes como o nome da instituição, a criança agraciada, a idade e o presente escolhido. Após a adesão, o doador recebia um e-mail da Rede Solidária, confirmando a doação e declinando o local e a data para a entrega dos itens. Além da divulgação na intranet do TJDFT, a campanha foi divulgada também via WhatsApp.

O formulário contava com módulo de segurança da informação, garantindo ao usuário a preservação dos dados fornecidos, além de outros ganhos.  Segundo a Rede Solidária, 16% dos acessos ao formulário foram feitos via smarthphones ou tablets e 84% pelo computador tradicional (desktop).

Nesta edição, a participação dos magistrados foi significativa. 13,6% dos 375 magistrados (juízes e desembargadores) aderiram à campanha, em comparação a 2,7% dos 8.405 servidores. Entre os fóruns mais participativos, destaque para Brasília com 158 doações, seguidos da Vara da Infância e da Juventude do DF com 57, São Sebastião e Planaltina com 12 e Leal Fagundes com 10.

As mulheres também fizeram bonito: 84% dos doadores eram mulheres, comparados com 16% de homens. Entre os itens mais desejados pelas crianças estavam calçados (100 pedidos), roupas (33), bonecas, bicicletas e kits de maquiagem (15 cada), carros de controle remoto (13) e caixas de som (11).

A supervisora da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Flávia Fonteles, agradece ao voluntariado corporativo, que abraçou com carinho e responsabilidade a campanha. “Agradeço a todos que fizeram doações. O mais bonito é saber que cada criança e adolescente que vive em instituições de acolhimento irá abrir um pacote, rasgar um papel, puxar um laço, receber um presente de Natal e sorrir, assim como nossos filhos, netos e sobrinhos”, diz Flávia.