Novas entidades de acolhimento aderem a projeto esportivo apoiado pela Rede Solidária Anjos do Amanhã
Projeto Gol – Transformando vidas pretende, por meio da VIJ-DF, inserir mais 30 crianças em oficinas esportivas
Mais quatro entidades de acolhimento do DF aderiram nesta quinta-feira, 18/6, à parceria entre a Rede Solidária Anjos do Amanhã, projeto social da Vara da Infância e da Juventude do DF – VIJ/DF, e o Projeto Gol – Transformando Vidas, que tem por finalidade oferecer atividades esportivas a crianças acolhidas do DF nas modalidades futebol de campo, futsal, judô e academia.
Pela parceria firmada, cerca de 30 novas crianças e adolescentes das entidades de acolhimento Casa da Criança Batuíra, Bezerra de Menezes, Casa Transitória e Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Unacas) serão encaminhados ao Projeto pela Rede Solidária Anjos do Amanhã, responsável por fazer a intermediação entre o Gol e as instituições. Segundo a Supervisora da Rede, Flávia Fonteles, eles também darão o apoio administrativo, ficando responsáveis pelo cadastro e o acompanhamento da frequência dos alunos, bem como indicando as crianças beneficiadas e os voluntários.
As aulas para os novos alunos terão início na próxima terça-feira, 23/6, e alguns kits de futebol e os kimonos já foram comprados. “Estamos ansiosos e animados com a chegada dos novos alunos”, acrescentou Deiza Leite, coordenadora do Projeto, reiterando que, além das aulas, às terças e quintas-feiras, as crianças terão direito ao lanche e atendimento psicológico e fisioterapêutico, quando necessário.
O Gol – Transformando vidas, que tem sede no Clube Celacap, tem uma boa estrutura para acolher os alunos para a prática do futebol de campo, do futsal e do judô e, recentemente, inaugurou no local uma academia totalmente equipada e patrocinada pela rede Runway. O espaço vai atender os adolescentes que precisam se aquecer para os treinos, bem como os profissionais das entidades de acolhimento que queiram se exercitar enquanto aguardam os alunos.
Na ocasião da inauguração, em 16 de maio,a Diretora Administrativa da Vara da Infância e da Juventude do DF, Simone Resende, disse se sentir orgulhosa por participar da inauguração do espaço, que leva o nome de um dos fundadores da rede Runway, André Padilha. Segundo ela, o local vai beneficiar muitas crianças das entidades de acolhimento, clientela importante da VIJ. “A Vara da Infância do DF, por meio da Rede Solidária Anjos do Amanhã, vai encaminhar as crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, para o Projeto Gol. A iniciativa está começando, mas a gente quer que o Projeto cresça e consiga atender 250 crianças. Hoje, a família Ferrari Padilha, da Runway, está fazendo um ato de generosidade e uma homenagem ao filho André Padilha, que faleceu no ano passado. Ele era um empreendedor nato e uma pessoa engajada nas causas sociais”, diz.
Ainda na ocasião, Simone acrescentou que a parceria é muito importante porque envolve o Programa de Voluntariado da VIJ-DF. “A Rede Solidária Anjos do Amanhã é um programa de voluntariado muito eficiente, que existe desde 2006. Talvez seja o único no Poder Judiciário. Ele encaminha essas crianças e adolescentes para a ONG e, sem dúvida, a parceria com a Runway é importante para concretizar o Projeto. Conto com vocês para que juntos possamos alcançar a meta de atender 250 crianças”, finalizou.
Atualmente, 41 crianças e adolescentes das instituições Nosso Lar, Aldeias SOS e Casa de Ismael estão matriculados. Com as 30 que estão para chegar, o quantitativo será de 70 crianças, nas diversas modalidades, até o fim do ano com a ajuda imprescindível de cinco professores voluntários. Bastante animada com a possibilidade de encaminhar as crianças para o Projeto, a Coordenadora da entidade Bezerra de Menezes, Valdirene Matias, diz que fará o possível e o impossível para conseguir o transporte para as crianças. “Fiquei encantada com a iniciativa e como eles não se intimidam diante das dificuldades, buscando parcerias para beneficiar as nossas crianças. Já visualizo os meninos todos uniformizados, lindos”, afirma. Ela também vê no esporte uma possibilidade de resgatar a infância dessas crianças. “Acho que o esporte vai ajudá-las a superar os traumas e resgatar um pouco da infância perdida. Além do que, o Projeto vai desenvolver a disciplina e formar novos referenciais”, conclui.
Sobre o Projeto Gol
O Projeto Gol – Transformando vidas foi idealizado pela servidora do Tribunal de Justiça do DF Deiza Carla Leite e existe desde setembro de 2014. Depois de trabalhar por 16 anos na VIJ-DF, percebeu que poderia fazer algo, fora do contexto laboral, pelas crianças e adolescentes das entidades de acolhimento. Se quiser ajudar, ligue para 9658-0889 ou mande um e-mail para transformavidas@gmail.com.