Campanha de incentivo à leitura entra na última semana com engajamento do voluntariado corporativo

por LC/SECOM/VIJ — publicado 2015-05-12T19:05:00-03:00

A parceria da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF) na arrecadação de livros paradidáticos para o Projeto Leitura – a Arte do Saber, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (GDF), entra na última semana. Até sexta-feira, 15/5, é possível doar livros paradidáticos nas diretorias dos fóruns do DF. Porém, quem ainda quiser doar livros depois dessa data pode procurar as secretarias de estado, os postos do Na Hora, a Câmara Legislativa e a Biblioteca Nacional, uma vez que o GDF estenderá a campanha até o final do mês de maio. Os livros serão destinados aos adolescentes do sistema socioeducativo e, até o momento, foram arrecadados 4.050 livros no TJDFT com o apoio de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.

Segundo o supervisor substituto da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, o apoio do voluntariado corporativo foi relevante para sensibilizar e convocar doadores. “Os supervisores das diretorias dos fóruns (titulares e substitutos) deram uma demonstração importante de engajamento e parceria. Eles afixaram cartazes, passaram de sala em sala, vigiaram as caixas de coleta, fizeram a triagem dos livros e contabilizaram as doações. A Rede Solidária ganhou braços e asas nos fóruns”, diz.

Em alguns casos, os parceiros utilizaram de muita criatividade, como a Diretoria do Fórum do Paranoá, que enfeitou a caixa de coleta e fez a filtragem dos livros em didáticos (que não são o foco desta campanha), paradidáticos e infantis. No Fórum de Planaltina, servidores da Diretoria fizeram doações expressivas e, na Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (VEMSE), uma servidora mobilizou os colegas e a sua própria mãe a doar livros, seguindo lista de sugestões.

Na VIJ-DF, dois escritores doaram livros de sua autoria, bem como a diretora administrativa da Vara, Simone Resende, que ofertou alguns exemplares, entre eles o clássico Robinson Crusoé. “Fiz as minhas doações, pois acredito na leitura como caminho para a mudança. A partir da implantação do Projeto na Unidade de Santa Maria, os adolescentes ampliaram o vocabulário e aprimoraram a forma de se expressar. Sem contar que os livros permitem aos internos saírem daquele espaço físico e se transportarem para a história”, diz.

No Fórum de Sobradinho, a supervisora da limpeza, Silvana Cabral, doou 30 livros e incentivou sua equipe a fazer o mesmo. “Leitura é aprendizado, informação e conhecimento. O melhor livro que li até hoje, e que doei para a campanha, foi Um amor de verdade, de Zíbia Gasparetto, que traz uma mensagem de fé, de estímulo à autoestima e ensina a lidar com as pessoas e as adversidades”, afirma.

Outro exemplo de peso foi o do servidor Demócrito Moreira, do Fórum de Planaltina, que articulou com o Colégio Mackenzie, no Lago Sul, a doação de mil livros paradidáticos, além do exemplo da servidora Deusa Dania Barakat, do Fórum de Taguatinga, que doou sozinha mais de 100 livros literários.

O engajamento do voluntariado corporativo só reforça a máxima de que devemos fazer o bem, sem olhar a quem. A solidariedade é um bom ensinamento para os jovens do sistema socioeducativo que estão querendo virar a página e construir um novo futuro.