Vara da Infância e da Juventude do DF encerra campanha de incentivo à leitura com vídeo
Dê a sua contribuição: você tem até amanhã, 15/5, para doar livros e ajudar um adolescente a transformar a vida por meio da leitura
A Vara da Infância e da Juventude do DF –VIJ/DF, por meio da Rede Solidária Anjos do Amanhã, encerra nesta sexta, 15/5, sua participação oficial na campanha de arrecadação de livros paradidáticos para o Projeto Leitura – a Arte do Saber, desenvolvida pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (GDF), com o apoio da VIJ-DF. Até o momento, foram arrecadados 4.050 livros no TJDFT, que vão beneficiar jovens das unidades de internação do DF.
Para encerrar essa ação, a VIJ-DF produziu um vídeo que traz exemplos de engajamento do voluntariado corporativo, que foi fundamental para o sucesso da campanha. Até sexta-feira, 15/5, é possível doar livros paradidáticos nas diretorias dos fóruns do DF. Porém, quem ainda quiser doar depois dessa data pode procurar as secretarias de estado, os postos do Na Hora, a Câmara Legislativa e a Biblioteca Nacional, uma vez que o GDF estendeu a campanha até o final do mês de maio.
Segundo o supervisor substituto da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, a campanha foi um sucesso graças à participação do voluntariado interno, que sensibilizou e convocou doadores. “Os supervisores das diretorias dos fóruns (titulares e substitutos) deram uma demonstração importante de engajamento e parceria. Eles afixaram cartazes, passaram de sala em sala, vigiaram as caixas de coleta, fizeram a triagem dos livros e contabilizaram as doações. A Rede Solidária ganhou braços e asas nos fóruns”, diz.
Além da participação das diretorias, voluntários se mobilizaram individualmente para doar e atrair doadores, como a diretora administrativa da VIJ-DF, Simone Resende, que ofertou alguns exemplares, entre eles o clássico Robinson Crusoé. “Fiz as minhas doações, pois acredito na leitura como caminho para a mudança”, diz.
O engajamento do voluntariado corporativo (magistrados, servidores, terceirizados e estagiários) só reforça a máxima de que devemos fazer o bem, sem olhar a quem. A solidariedade é um bom ensinamento para os jovens do sistema socioeducativo que estão querendo virar a página e construir um novo futuro.
Clique aqui e assista ao vídeo produzido pela VIJ com a participação de alguns desses voluntários.