A prática de esporte chega a crianças e adolescentes institucionalizados por meio de ajuda voluntária
Projeto apoiado pela Rede Solidária Anjos do Amanhã sobrevive de ajuda voluntária para promover esporte a crianças e adolescentes carentes
A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social da Vara da Infância e da Juventude do DF, reforça e apoia, com a ajuda da rede de voluntários, o direito ao lazer e ao esporte de crianças e adolescentes que vivem em entidades de acolhimento do Distrito Federal. A parceria com o projeto Gol Transformando Vidas proporciona aulas esportivas a aproximadamente 70 meninos e meninas institucionalizados, que são selecionados e encaminhados pela Rede Solidária.
Uma teia de recursos voluntários abastece o funcionamento da ONG Transforma Vidas, que executa o projeto Gol. Localizada no Clube Celacap, a entidade oferece aulas nas modalidades de futebol de campo, futsal, judô e academia, bem como proporciona atendimento psicológico e fisioterapêutico a meninos e meninas, quando necessário. Além de encaminhar as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Rede Solidária também ajuda a ONG. Recentemente destinou um professor voluntário de judô da equipe Grace Barra e mediou a aquisição de uniformes e tatames para a prática do esporte. Da ajuda voluntária também brotou a iniciativa da rede Runway de inaugurar uma academia equipada no local. O espaço é utilizado para que os adolescentes e monitores se aqueçam antes dos treinos.
Em breve, o projeto Gol receberá novo incentivo. Em parceria com a Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF), com sede no Rio de Janeiro, a ONG trará para Brasília um curso de treinadores de futebol, que acontecerá em outubro deste ano, pela primeira vez na cidade. Metade da receita arrecadada com as inscrições será revertida para o projeto e contribuirá para a sua manutenção.
Segundo Deiza Leite, coordenadora da ONG Transforma Vidas, a realização desse curso, pioneiro no Distrito Federal, é uma oportunidade de formação profissional que desonera os interessados das despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento, caso fosse realizado no Rio de Janeiro. Além disso, a coordenadora reforça que a iniciativa fomenta o trabalho social desenvolvido pelo projeto.
Sobre o curso
A formação é escalonada em três níveis de curso, com pré-requisitos para inscrição em cada um deles, que acontecem no mês de outubro, em períodos diferentes conforme o módulo. As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h50, e aos sábados, das 7h30 ao meio-dia. O corpo docente conta com renomados profissionais da área do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. As aulas serão realizadas no Uniceub, localizado na 906 Norte.
As inscrições devem ser feitas no escritório do projeto Gol Transformando Vidas, localizado no Clube Celacap – Setor de Indústrias e Abastecimento, EPIA. A ficha de inscrição, a documentação necessária e demais orientações sobre o curso estão disponíveis no link “cursos” do site www.abtf.org.br. Outras informações também podem ser obtidas com Deiza Leite pelo telefone (61) 9658-0889.