CIJ/DF lança página, cartilha e relatório de atividades

por LC/SECOM/VIJ-DF — publicado 2016-04-22T13:40:00-03:00

CIJ/DF lança página, cartilha e relatório de atividadesA Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF – CIJ/DF lançou, em evento ocorrido nesta quarta-feira, 20/4, sua página oficial na internet, uma cartilha contendo as atribuições e os trabalhos desenvolvidos pelo setor e o relatório de atividades da Justiça Infantojuvenil do DF no biênio 2014/2016. A página lançada integra o link Infância e Juventude do site do TJDFT. Compôs a mesa da solenidade o coordenador da CIJ/DF e juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do DF – VIJ/DF, Renato Rodovalho Scussel, e a assessora administrativa da CIJ/DF, Simone Resende. Estavam presentes ainda diretores de secretaria e supervisores da Justiça Infantojuvenil do DF.

Primeiro a falar, o juiz coordenador da CIJ/DF disse que o evento era simples, mas importante para divulgar o trabalho desenvolvido pela Justiça Infantojuvenil do Distrito Federal. “A cartilha, o relatório e o site são importantes mecanismos de troca de informação e conhecimento. Quero agradecer a todas as pessoas que se dedicaram para concretizar esses trabalhos, em especial aos setores e aos cartórios que nos subsidiaram com informações e dados”, destacou Scussel.

O juiz disse ainda que esse é o primeiro relatório de gestão elaborado pela Justiça Infantojuvenil do DF e servirá de modelo para os próximos. “Agora temos um formato para desenvolver outros, com as adequações e melhorias que virão. Esse relatório é um retrato de como a gente trabalha e de tudo que construímos ao longo do biênio 2014/2016”, assegurou, destacando que cada atividade é uma construção que se consolida. “Todos somos operários e é gratificante ver o trabalho pronto e o que pode ser aprimorado. Estou aberto a sugestões,” pontuou.

Ao se pronunciar, a assessora administrativa da CIJ/DF, Simone Resende, agradeceu aos que se empenharam na elaboração da cartilha e disse que o objetivo da publicação é explicar o trabalho da CIJ. A assessora ressaltou ainda que as informações nela contidas são importantes para divulgar o trabalho da CIJ/DF, que inclui, entre outras coisas, a concepção do projeto do Centro de Justiça, Cidadania e Cultura. “Esse projeto foi elaborado a pedido da Presidência do TJDFT, e a Coordenadoria inspirou-se na necessidade de uma justiça de vanguarda na área da infância e da juventude”, afirmou. O Centro está sendo construído no terreno do antigo Caje e as obras estão em andamento.

Simone Resende também destacou as informações sobre o recebimento pela CIJ/DF do Selo Infância e Juventude, entregue pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. “A CIJ/DF obteve a premiação do Selo Prata outorgada pelo biênio 2015/2016 e a intenção, com o aperfeiçoamento dos trabalhos, é conquistar o Selo Ouro e o Diamante”, registrou.

A assessora substituta da CIJ/DF, Adriana Faria, apresentou em seguida a página oficial da Coordenadoria na internet, destacando as informações nela contidas e a importância da ferramenta na interlocução com as demais coordenadorias do Brasil. Ela falou ainda sobre as ações que envolvem o diálogo com órgãos governamentais e não governamentais, bem como sobre a campanha “Adolescente e bebida agora é crime!”, criada e desenvolvida pela CIJ em parceria com a VIJ/DF, com o objetivo de alertar a população sobre a criminalização da venda e oferta de bebidas a crianças e adolescentes, com o advento da Lei 13.106, de 17 de março de 2015, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.