VIJ/DF agradece aos fisioterapeutas e fonoaudiólogos que aderiram à campanha de voluntariado

por LC/SECOM/VIJ — publicado 2016-04-20T19:15:00-03:00

Os voluntários vão atender uma menina de três anos de uma entidade de acolhimento em Ceilândia

Fisioterapeutas e Fonoaudiólogos - AgradecimentoA Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), por meio da Rede Solidária Anjos do Amanhã, agradece a generosidade de fisioterapeutas e fonoaudiólogos que se dispuseram a ajudar uma criança de entidade de acolhimento em Ceilândia com quadro de traqueostomia associado a gastrostomia. Ela precisa de profissionais de ambas as áreas para os cuidados com a sua saúde e para se desenvolver.

Em um mês e meio de campanha, 15 fisioterapeutas entraram em contato com a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da VIJ/DF, e duas efetivamente se vincularam para prestar atendimento domiciliar à menina nas modalidades de fisioterapia respiratória e motora. Uma é funcionária do Hospital Santa Lúcia e a outra é servidora do Hospital de Base de Brasília. Quanto aos fonoaudiólogos, a Rede Solidária está em processo de cadastramento de dois voluntários interessados em ajudar a menina.

Além dos voluntários que já se engajaram, a VIJ/DF agradece a todas as pessoas que procuraram a Rede Solidária com o objetivo de prestar orientações e esclarecimentos sobre os cuidados que devem ser dispensados à criança, tendo em vista o seu complexo estado de saúde. Agradece também à Secretaria de Saúde do DF, que fez contato com a Rede Solidária para oferecer os serviços do Programa de Atenção Domiciliar do SUS conduzido pelo Hospital Regional de Ceilândia. Segundo a entidade que acolhe a menina, a adesão ao programa está em andamento. A criança também está sendo acompanhada pelo Hospital da Criança.

A Rede Solidária Anjos do Amanhã conseguiu, além dos serviços voluntários, a doação de minicama, lençóis, fronhas, roupas e brinquedos para a menina. Quem ainda tiver interesse em ajudar ou se tornar voluntário da Rede Solidária pode ligar nos telefones 3103-3285 e 3103-3259ou mandar e-mail para anjosdoamanha@tjdft.jus.br.

Sobre Isabela*

Por conta de graves problemas de saúde, Isabela* passou mais da metade da vida internada no Hospital Regional de Planaltina (HRP). Desde o início do mês de março, graças a um intenso trabalho da VIJ/DF, foi possível conseguir uma entidade de acolhimento, em Ceilândia, para cuidar dela com amor e dedicação. A fim de suprir a carência de profissionais de fisioterapia e fonoaudiologia para atender as necessidades da criança, a equipe da entidade solicitou ajuda à Rede Solidária Anjos do Amanhã para conseguir voluntários nessas áreas e, por meio da campanha da VIJ/DF, generosos profissionais se prontificaram a ajudar.

*Nome fictício em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.