VIJ-DF participa de campanha para alertar sobre crime de fornecer álcool a crianças e adolescentes

por NC/SECOM/VIJ-DF — publicado 2016-01-22T16:47:00-03:00

VIJ-DF participa de campanha para alertar sobre crime de fornecer álcool a crianças e adolescentesA Vara da Infância e da Juventude do DF – VIJ-DF participa, no período de 22/1 a 5/2, de operações educativas em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – Detran-DF para alertar a população sobre o crime de vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a criança ou a adolescente.

O objetivo do Detran-DF é intensificar as operações educativas nas duas semanas que antecedem o Carnaval alertando os condutores de veículos sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. A intenção é aumentar a segurança nas vias do Distrito Federal e manter em queda as estatísticas de vítimas do trânsito.

Durante a campanha, a VIJ-DF atuará na conscientização do público a respeito da Lei 13.106/2015, que prevê pena de detenção de 2 a 4 anos e multa de três a dez mil reais a quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, bebida alcoólica a criança ou a adolescente.

No ano passado, a Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF – CIJ/TJDFT realizou a campanha “Adolescente e bebida agora é crime!” para divulgar a Lei 13.106/2015, que alterou o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Foram realizadas ações em eventos, bares e lojas de conveniência, com distribuição de panfletos e cartazes.

As blitze educativas que antecedem o Carnaval acontecerão no Plano Piloto, Águas Claras, Gama, Sobradinho e Ceilândia. As operações serão realizadas pelas Diretorias de Policiamento e Fiscalização e de Educação de Trânsito do Detran-DF, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do DF e a VIJ-DF.

Calendário das operações educativas

  • Dia 22/1, das 9h às 11h30:
    Via de ligação W3 Norte/W3 Sul, embaixo do viaduto
  • Dia 26/1, das 9h às 11h30:
    Eixo Rodoviário Oeste, altura da SQS 106, Cine Brasília
  • Dia 28/1, das 9h às 11h30:
    Av. Araucárias, altura do posto comunitário da PMDF, após o Águas Claras Shopping
  • Dia 2/2, das 9h às 11h30:
     Av. dos Bombeiros no Gama, próximo ao posto de combustível
  • Dia 3/2, das 9h às 11h30:
    Entrada de Sobradinho, altura do posto BR
  • Dia 5/2, das 9h às 11h30:
    Centro da Ceilândia, próximo à Caixa D'água