Juízes do TJDFT participam do 71º Encoge em Cuiabá

por LF/SECOM/VIJ com informações de TJMT — publicado 2016-03-30T19:30:00-03:00

O 71º Encoge – Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil, que acontece de 30/3 a 1º/4, em Cuiabá-MT, conta com a participação do juiz Renato Rodovalho Scussel, titular da Vara da Infância e da Juventude do DF, que representa o corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva; e da juíza Soníria Rocha Campos D´Assunção, titular da Vara de Execução Fiscal do DF. 

O 71º Encoge reúne corregedores de todo o País que, divididos em cinco grupos, debatem a temática “As Corregedorias e a Gestão da Jurisdição”. No evento, haverá dez painéis com assuntos variados, como Juizados Especiais, Novo Código de Processo Civil, Processo Judicial Eletrônico (PJE), Execuções Fiscais, Execução Penal e Adoção. 

Na cerimônia de abertura do evento, nesta quarta-feira, os corregedores e seus representantes foram recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, e pela corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso e presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), desembargadora Maria Erotides Kneip. A solenidade contou com a presença da corregedora nacional de Justiça e ex-desembargadora do TJDFT, ministra Nancy Andrigh, que presidirá o primeiro painel na manhã do dia 31/3, com a temática “Redescobrindo os Juizados Especiais”, com enfoque na entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil (CPC). 

Os juízes do TJDFT palestram no terceiro dia do encontro (1º/4). Scussel, que também é coordenador da Infância e da Juventude do DF, participa do painel “Adoção doméstica e internacional: experiências e caminhos”. A juíza Soníria Rocha, que é coordenadora do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, palestra no painel denominado “Governança Diferenciada das Execuções Fiscais”. 

Encoge

O Encontro de Corregedores é realizado a cada quatro meses pelo CCOGE, entidade que congrega corregedores do Poder Judiciário Estadual e do Distrito Federal. A finalidade do Encoge é promover o intercâmbio de ideias, contribuindo para a melhoria da qualidade e para a prestação mais uniforme dos serviços judiciários em todo o Brasil.  

Este é o primeiro encontro promovido pela atual Comissão Executiva do Colégio, eleita em dezembro de 2015, que é composta pelos desembargadores corregedores Maria Erotides Kneip (presidente | MT), Eugênio Achille Grandinetti (1º vice-presidente | PR), Julizar Barbosa Trindade (2º vice-presidente | MS), Regina Célia Ferrari Longuini (1ª secretária | AC) e Gilberto Marques Filho (1º tesoureiro | GO).