Campanha Natal Solidário precisa da adesão de voluntários para presentear adolescentes institucionalizados

Lançada no dia 17/11, a campanha conseguiu arrecadar a maioria dos presentes personalizados para crianças em acolhimento institucional, mas ainda faltam os adolescentes. As doações podem ser feitas até 12/12.
por LC/SECOM/VIJ — publicado 2016-11-30T16:40:00-03:00

Campanha Natal Solidário reta final

A Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), por meio do seu programa de voluntariado Rede Solidária Anjos do Amanhã, e a Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF) lançaram há quinze dias a Campanha Natal Solidário 2016. Nesse breve espaço de tempo, a campanha vem se mostrando bem-sucedida e já conseguiu arrecadar 288 presentes personalizados dos 378 previstos para beneficiar crianças e adolescentes de entidades de acolhimento do DF. Contudo, ainda faltam 90 meninos a serem contemplados, a maioria adolescentes, que têm sonhos e idealizações como todo jovem dessa faixa etária e que desejam ser presenteados neste Natal.

Se você quer fazer um adolescente assistido pela VIJ/DF feliz neste fim de ano, clique aqui e “adote” um pedido da lista encaminhada pelas entidades de acolhimento. Entre os presentes solicitados estão blusas femininas, camisetas masculinas, pen drive, bicicletas, tênis, tablet e jogos eletrônicos como PlayStation, que podem ser compartilhados entre os adolescentes.

Os itens devem ser novos ou estar em bom estado de conservação. Após a adesão, você  poderá escrever um belo cartão para acompanhar a doação. O objetivo do cartão é aproximar quem doa de quem recebe, deixando fluir sentimentos como solidariedade, empatia e fraternidade, valores que se coadunam com o espírito natalino. 

Outra maneira de ajudar é reunir um grupo de amigos e dividir o valor do presente para que nenhum menino fique de fora. Magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e o público externo (pessoas de boa vontade) podem participar da campanha.

Até 12 de dezembro, os presentes devem ser entregues nas diretorias dos fóruns do DF ou na sede da Rede Solidária, na VIJ-DF, na 909 Norte. No ato da entrega, eles devem estar identificados com o nome do adolescente e da instituição onde ele vive. Para mais informações, entre em contato com a Rede Solidária Anjos do Amanhã nos telefones: 3103-3367, 3285 e 3259.

Ideia de sucesso

Campanha Natal Solidário está sendo realizada pelo segundo ano consecutivo, seguindo o sucesso do ano anterior. Em 2015, foram arrecadados 100% dos presentes solicitados, num total de 370. Com essa expressiva doação, foi possível contemplar todas as crianças e adolescentes das 16 entidades de acolhimento do DF.

Engajamento do bem

Nesta edição, servidores da 3ª Vara Cível de Brasília, aderindo a um chamado coletivo de solidariedade liderado pela juíza titular, Geilza Cavalcanti, contemplaram 25 crianças e adolescentes institucionalizados. Outra servidora da Seção de Orçamento da VIJ/DF (SOFI), em uma manifestação pessoal de generosidade e empatia, doou, sozinha, 14 presentes. A motivação, segundo ela, vem da necessidade de dar à filha bons exemplos, assim como seu pai um dia lhe deu. “Participo do Natal Solidário desde o ano passado. E a minha grande motivação para isso é o desejo de despertar nos meus familiares sentimentos como a fraternidade, e também é uma forma de agradecer a Deus por tudo o que tenho. Minha filha de 6 anos e a minha sobrinha 11 aos poucos vão se familiarizando com essas atitudes do bem. Nesta campanha, assim como na anterior, elas vão fazer artesanalmente todos os cartões de Natal para acompanhar os presentes. Da capa às mensagens, tudo ficará por conta delas. É isso o que eu posso deixar para elas como legado; e é isso o que eu desejo”, conclui.

Você também pode fazer o mesmo. Doe itens personalizados e receba sorrisos de presente!

Anjos do Amanhã

A Rede Solidária Anjos do Amanhã é um programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF, criado em 2006, e suas ações estão voltadas a atender crianças e adolescentes (e suas famílias) em situação de vulnerabilidade social vinculadas a instituições de acolhimento, casas de semiliberdade e de internação, instituições socioeducativas em meio aberto, creches e projetos sociais.

Qualquer pessoa com boa vontade e motivação reúne condições para atuar no voluntariado. Para se tornar um voluntário da Rede Solidária Anjos do Amanhã, basta se inscrever pelo site www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br, ou entrar em contato pelo e-mail anjosdoamanha@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-3286/3285.