Doar para crianças e adolescentes é o melhor presente

A festa foi para a pequena Cecília, de um ano, mas quem ganhou presentes foram as crianças e adolescentes institucionalizados
por LF/SECOM/VIJ-DF — publicado 2016-11-13T21:05:00-03:00

A festa de um ano de Cecília alegrou familiares, crianças e adultos convidados e serviu de ocasião para presentear outros meninos e meninas que não estavam no momento festivo. No convite de Cecília, uma sugestão nada convencional para o presente: “No seu primeiro aniversário, ela quer dividir todo o amor recebido com seus amiguinhos que estão acolhidos na instituição Nosso Lar. Contamos com a generosidade de vocês, amigos queridos, para elaborarem lindos kits de higiene pessoal para crianças e adolescentes”.

Antes mesmo do nascimento da filha e de trabalhar na Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ/DF, a servidora Nathália Guarilha já cultivava a iniciativa. A ideia se tornou mais latente quando passou a lidar com os processos de acolhimento de meninos e meninas, em maio deste ano, e verificar que há muitas necessidades a serem supridas.

Para a boa surpresa de Nathália, houve plena adesão dos 80 convidados e foi preciso acomodar em três carros as centenas de itens para higiene, como shampoos, condicionadores, escovas de dente, desodorantes, sabonetes líquido e em barra, lenços umedecidos, escovas de cabelo, cremes dentais. Todos de boa qualidade. As doações foram entregues à Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da VIJ/DF.

Agradecida pelo resultado, Nathália se emocionou. “Tudo que se faz pelo outro é como se fizesse à minha filha. Eu trabalho com os processos de crianças acolhidas, conheço a história de vida delas e sei do quanto elas precisam”.

Segundo Flávia Fonteles, supervisora da Rede Solidária, os kits de higiene pessoal irão atender, além do Nosso Lar, outras entidades de acolhimento, como a Bezerra de Menezes, onde outra ação voluntária propiciada pelo Anjos do Amanhã será empreendida. Nessa entidade, uma dentista parceira, que é professora da Unieuro e da UnB, realizará a profilaxia e tratamento nas crianças até seis anos de idade e nas mães sociais, além de ensiná-las a manter os cuidados básicos com a dentição dos pequenos.

Bodas Solidária

A supervisora afirmou que essa forma de doação, por meio de presentes em festividades, tem sido muito utilizada em benefício das crianças e adolescentes assistidos pela VIJ/DF. No ano passado, a Rede Solidária recebeu geladeira, micro-ondas, fogão, liquidificadores, TV, peças de vestuário, roupas de cama, mesa e banho, em face da união do casal de juízes Cristiana de Alencar Lameiro e Luiz Otávio Rezende, que trocaram presentes por doações. A atitude beneficiou 20 meninos e meninas da Casa Transitória de Brasília, em Taguatinga, e mais 40 crianças e adolescentes que vivem na Casa da Criança Batuíra, em Ceilândia.

Qualquer pessoa pode replicar essa ideia em seus eventos.  Basta acessar o site www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br para saber quais doações úteis pedir aos convidados. Convocar o semelhante para fazer o bem doando a quem realmente precisa é, sem dúvida, o melhor dos presentes!