Cerimônia de comemoração dos 10 anos da Rede Solidária Anjos do Amanhã tem clima de gratidão e esperança

Em seu discurso, juiz titular da VIJ/DF, Renato Scussel, afirma que, em uma década de programa, muitos corações foram abraçados pelos voluntários que atuaram de forma sensível e comprometida
por LC/SECOM/VIJ — publicado 2016-10-21T15:15:00-03:00

Na tarde desta quinta-feira, 20/10, a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), comemorou seus 10 anos em emocionante cerimônia que homenageou voluntários do programa que se destacaram pelo protagonismo social, colocando em prática palavras como “solidariedade” e “responsabilidade”, para beneficiar crianças e adolescentes do DF em situação de vulnerabilidade social. Além da homenagem aos voluntários com placas e estatuetas, houve o lançamento do livro “O Anjos é 10!”, que conta a trajetória do programa, retratando o passado, o presente e o futuro.

Compuseram a mesa da cerimônia o presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado Vieira Netto; o 2º vice-presidente, desembargador José Jacinto Costa Carvalho; o corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador José Cruz Macedo; o presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF), desembargador Sebastião Coelho; e o juiz titular da VIJ/DF, Renato Rodovalho Scussel. 

O evento também foi prestigiado pelos desembargadores aposentados do TJDFT Lécio Resende e Antoninho Lopes, pelo ministro aposentado do STJ Aldir Passarinho, pela diretora-geral administrativa da VIJ/DF, Simone Resende, por representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, além de desembargadores, magistrados, servidores, voluntários, familiares e amigos.

“O momento é de gratidão por tudo o que realizamos juntos”, disse o juiz Renato Scussel. Após agradecer a todos que contribuíram para o êxito do programa e citar as virtudes “alegria, humildade e esperança” para se referir ao passado, ao presente e ao futuro da Rede Solidária, o magistrado fez um discurso sobre a importância da sociedade no cuidado com a infância. Ele destacou que o cidadão comum e as entidades civis podem se tornar agentes de transformação social quando aderem ao chamado de voluntariado motivados por um sentimento que une toda a raça humana: a solidariedade.

“O homem é um ser social e político. Eles permanecem unidos por laços de família, cultura, língua etc. Mas há um elemento de coesão entre eles: a solidariedade. Esse sentimento preserva e perpetua a espécie humana. Preservar os bens jurídicos da infância e da adolescência, como lazer, cultura, saúde, educação e respeito, é dever não só dos entes estatais mas de toda a sociedade”, afirmou o juiz. 

Scussel reconheceu que o exercício da responsabilidade social por meio do voluntariado requer coragem e ação para restabelecer a proteção violada. Nesse sentido, destacou a “desprendida”, “amorosa” e “transformadora” atuação dos voluntários da Rede Solidária Anjos do Amanhã, que voltam o olhar para as necessidades infantojuvenis certos de que deve ser dado às crianças e aos adolescentes do DF o que é delas por direito. “O relógio biológico das crianças não atrasa. Quando assumi a VIJ/DF, em 2002, deparei-me com um abismo entre a lei e a realidade das crianças e dos adolescentes. A Rede Solidária veio preencher essa lacuna. Ela é catalisadora de oportunidades na sociedade civil para destinar a essa população tão vulnerável”, finalizou.

Em seguida, a atual supervisora da Rede Solidária, Flávia Fonteles, teceu emocionadas palavras sobre o serviço que gerencia e que melhora vidas. Segundo Flávia, a intenção do programa não é substituir políticas públicas, mas fomentar a participação da sociedade para minimizar as carências dos jurisdicionados da VIJ/DF no âmbito da saúde, educação, lazer, cultura, esporte etc.

“O que fazemos é cruzar as necessidades do nosso público com os recursos voluntários oferecidos pela sociedade”, explicou. Ela também afirmou que as mazelas com que se deparou ao integrar a equipe da Rede Solidária Anjos do Amanhã a fez ter garra para assumir a supervisão e servir ao programa. “Quero dar a minha contribuição aqui”, declarou. Ao final, Flávia leu trechos de histórias contadas no livro “O Anjos é 10!” sobre crianças e jovens que tiveram seus direitos violados, mas que encontraram na Rede Solidária acolhimento, respeito e esperança.

Em sua fala, o presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, destacou a importância do trabalho do Anjos, reconhecendo-o, institucionalmente, como uma face da Justiça Infantojuvenil que “busca caminhos” para o bem-estar dos jurisdicionados da VIJ/DF. “É preciso mobilizar a sociedade, mas é preciso alguém que faça isso. A Rede Solidária faz. Eu vejo com olhos alegres esse trabalho, porque o bem que a Vara proporciona às crianças e aos adolescentes não tem como mensurar. O TJDFT vem agradecer o trabalho realizado. Estaremos sempre ao lado do programa, prontos a apoiá-lo, pois reconhecemos a sua relevância”, assegurou.

O presidente da Amagis/DF, desembargador Sebastião Coelho, ao se pronunciar, também agradeceu a todos que colaboraram para o êxito do programa (magistrados, servidores e voluntários), ratificando o compromisso da entidade com o Anjos. Ele dirigiu palavras de apoio à supervisora Flávia, destacando que é “da adversidade que nasce a força para dar a volta por cima”. “As dificuldades podem contribuir para o serviço. Quando você serve, vem a restituição divina”, afirmou. Ele homenageou ainda o juiz Renato Scussel, reconhecendo que o magistrado é um homem “honrado e convicto da sua missão no âmbito da infância, que abriu mão da promoção como desembargador substituto, para continuar nos projetos que acredita na VIJ/DF”.

Supervisoras anteriores

Além dos 18 voluntários homenageados no evento, na categoria pessoa física, e das 19 diretorias dos fóruns do DF e da Amagis/DF, prestigiadas na categoria pessoa jurídica, a Rede Solidária Anjos do Amanhã fez questão de reconhecer o trabalho das supervisoras que conduziram o programa no decorrer dos seus 10 anos de existência (Thaís Botelho, Viviane Amaral dos Santos e Lúcia Passarinho) bem como da sua atual supervisora (Flávia Fonteles), entregando-lhes uma estatueta e um exemplar do livro “O Anjos é 10!”, pela sua valiosa contribuição na estruturação, manutenção e crescimento do serviço.

Números do bem

Em 10 anos, a Rede Solidária Anjos do Amanhã realizou seis cerimônias para homenagear pessoas cadastradas no programa com placas e estatuetas, contabilizando 128 pessoas físicas e 56 pessoas jurídicas agraciadas. Nesta sétima edição de homenagem a voluntários, foram agraciadas 18 pessoas físicas e 20 pessoas jurídicas.

De 2006 a 2016, colaboraram com a Rede 1,3 mil doadores de bens materiais e 586 doadores de serviço (pessoas físicas e jurídicas). Anualmente, cerca de 3 mil crianças e adolescentes são beneficiados direta ou indiretamente pelas ações do programa. 

Homenageado com uma placa na solenidade, o voluntário Nei Carlos Moreira Bastos, turismólogo e produtor cultural, disse que o sentimento que fica é o de gratidão. “O que fazemos aqui não é doar uma geladeira, roupas, alimentos ou brinquedos. A gente, na verdade, vem receber. A nossa visita é uma forma de preencher uma necessidade, uma carência de ajudar e de se doar ao próximo. Sinto-me curado quando venho aqui”, finalizou. 

Conheça os homenageados 2016

. Categoria Pessoa Física

Christian Corrêa Von Jacitsch

Cristhian Teófilo da Silva

Ismar Alves do Nascimento

Juíza Catarina Lima

Juíza Cristiana de Alencar Lameiro da Costa

Juíza Gabriela Jardon Guimarães

Juíza Thaíssa de Moura Guimarães

Juiz Felipe Kersten

Juiz Luiz Otavio Rezende de Freitas

Nei Bastos

Nilo Celso Pires

Sérgio Costa Araújo

Servidor do TJDFT Fábio Ferreira de Castro

Servidor do TJDFT Raimundo Nonato de Sousa Júnior

Servidora do STJ Aparecida do Carmo Santos

Servidora do TJDFT Isadora Rodrigues Sales

Servidora do TJDFT Josefa Messias da Silva

Servidora do TJDFT Lucimar José da Silva Faria

. Categoria Pessoa Jurídica

19 Diretorias dos Fóruns do TJDFT

Associação dos Magistrados do Distrito Federal

Homenagem ao Anjos do Amanhã