Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios
Ações voluntárias de servidores ajudam crianças e adolescentes vulneráveis

Ações voluntárias de servidores ajudam crianças e adolescentes vulneráveis

Servidores se engajaram para doar cobertas e itens de higiene pessoal

por LF/SECOM/VIJ — publicado 24/04/2017

Neste ano, as crianças e os adolescentes que vivem nas entidades de acolhimento estão preparados para a chegada da estação fria do Distrito Federal, que começa no final deste semestre. No dia 20/4, foram doadas 318 cobertas à Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF), para destinar às dezesseis instituições que acolhem meninos e meninas, com idade de 0 a 18 anos incompletos. Neste mês de abril, três dessas entidades receberam 549 itens de higiene pessoal arrecadados como presentes de uma festa de aniversário de uma senhora de 90 anos. O que as doações têm em comum? São fruto da divulgação em rede dos próprios servidores do TJDFT, nos dois casos, da VIJ-DF.

Os cobertores foram recebidos pela diretora-geral administrativa da VIJ-DF, Simone Resende, quem intermediou as doações. Simone integra um grupo de WhatsApp, gerenciado pelo ex-servidor do TJDFT Virgílio Sarmento, que, anualmente, movimenta amigos e colaboradores para a compra das cobertas para doar à comunidade carente do DF. “Com essa ação promovida pelo Virgílio, nós conseguimos arrecadar 4 mil cobertores. Eu sugeri que uma parcela fosse destinada às entidades de acolhimento e, prontamente, ele aceitou. Pedi ao supervisor Gelson Leite, da Rede Solidária Anjos do Amanhã, para realizar o levantamento de necessidades e chegamos a esse quantitativo que está sendo entregue hoje”, afirmou a diretora, que formalizou a entrega a representantes de duas entidades: Casa da Criança Batuíra e Lar Infantil Chico Xavier. As demais já buscaram as cobertas na Rede Solidária.

Troque presentes por doações

Ao ler a notícia “Troque seus presentes por doações” no site do TJDFT, a servidora da Diretoria Geral Administrativa da VIJ Ana Carolina Torelly, que organizava o aniversário de 90 anos de sua avó Maria da Glória Torelly, sugeriu a ela a substituição dos presentes que ganharia de seus 150 convidados por kits de higiene pessoal para crianças e adolescentes acolhidos. A Dona Glorinha, como é chamada, abraçou imediatamente a ideia: “Você leu meus pensamentos”. Ana Carolina entrou em contato com Gelson, que indicou a Aldeias Infantis SOS Brasil para receber a doação. Ao saber qual seria a entidade contemplada, Dona Glorinha vibrou com a coincidência, pois há anos ela realiza ações voluntárias na Aldeias.

Os 549 itens de higiene arrecadados com a festa foram suficientes para destinar a meninos e meninas de outras duas entidades: Casa da Criança Batuíra e Lar da Criança Padre Cícero. Segundo a servidora, as doações foram expressivas e de ótima qualidade: pasta de dente, escova de dente, shampoo, condicionador, lenços umedecidos, entre outros. “Acho uma excelente ideia doar para a Rede Solidária. Quando a indico aos meus amigos e parentes, eles gostam porque, sendo um programa da VIJ, confiam que suas doações chegarão a quem precisa”, diz.

Voluntariado corporativo

O supervisor do programa social da Vara, Gelson Leite, afirma que os voluntários são os braços da Rede Solidária e destaca a importância das iniciativas corporativas. “Recebemos com muita alegria as doações e ações protagonizadas pelos colegas da VIJ e do Tribunal como um todo. Eles são os grandes divulgadores e mobilizadores do Anjos do Amanhã”, revela o supervisor, que contabiliza um número, cada vez maior, de engajamento dos servidores.

Gelson cita, como exemplo, a crescente adesão dos colegas do TJDFT para participar da lista de discussão do Anjos do Amanhã rsanjosdoamanha@googlegroups.com. Trata-se de um espaço virtual destinado aos voluntários e parceiros, criado especialmente para divulgar notícias, informações, campanhas promovidas pelo programa e demandas pontuais de crianças, adolescentes e familiares atendidos pela VIJ-DF, que nem sempre são divulgadas amplamente na mídia. 

Quem quiser contribuir, conforme sua possibilidade e disposição, basta encaminhar nome, e-mail e lotação no TJDFT para anjosdoamanha@tjdft.jus.br, escrevendo no assunto Lista de Discussão – Quero Participar. Para saber mais sobre essa ideia, clique aqui.