
Des. Jorge Duarte, 1º juiz da VIJ, falece aos 90 anos
O desembargador aposentado do TJDFT Jorge Duarte de Azevedo, o primeiro juiz da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, faleceu nesta segunda-feira, aos 90 anos. Componente da primeira turma de juízes concursados do TJDFT, que tomaram posse em 1961, Jorge Duarte de Azevedo era sogro do juiz do Tribunal do Júri de Brasília, Paulo Rogerio Santos Giordano, e o desembargador mais antigo ainda vivo do Tribunal. O corpo do magistrado será cremado, a pedido da família, que, oportunamente, divulgará a data da missa de sétimo dia.
Nascido no Rio de Janeiro, em 14/7/1926, Jorge Duarte de Azevedo começou sua carreira na Justiça do Distrito Federal como juiz substituto designado para auxiliar na Vara de Família, Menores, Órfãos e Sucessões. No dia 30/3/1967, o magistrado foi promovido, por merecimento, em decreto firmado pelo presidente da República, ao cargo de Juiz de Direito da então recém-criada Vara de Menores da Justiça do Distrito Federal, cargo que exerceu até o dia 2 de maio de 1974.
Ainda em 1974, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do TJDFT. Em 1979, assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e aposentou-se em 1981. Já aposentado da magistratura do DF, exerceu o cargo em comissão de assessor judiciário do Supremo Tribunal Federal, pelo período de 1982 a 1989, e o cargo em comissão de assessor especial da Presidência do Conselho de Justiça Federal de 1999 a 2002.
Com trabalhos jurídicos na área de Direito Penal e Direito do Menor, publicados por meio da imprensa e de revistas especializadas, o magistrado recebeu, ao longo da carreira, condecorações e títulos pelo seu relevante trabalho a Justiça Infantojuvenil. Para saber mais sobre o desembargador Jorge Duarte de Azevedo, acesse a entrevista realizada pelo Centro de Memória Digital do TJDFT – CMD, em 2008, como parte do programa História Oral. Clique aqui e leia a entrevista, também disponível em vídeo, na página do CMD.