Presidente do TJDFT e juiz da VIJ/DF participam de workshop sobre infância

por LC/SECOM/VIJ-DF, com informações do CNJ — publicado 2017-08-24T19:05:00-03:00

O evento acontece até esta sexta-feira no auditório do TSE e tem como tema "Um Debate sobre a Proteção Integral da Infância e da Juventude”

Realizado em Brasília nos dias 24 e 25/8/2017

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Mario Machado, e o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF) e presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), Renato Scussel, participaram, na manhã desta quinta-feira, 24/8, da abertura do workshop sobre infância que acontece no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O evento segue até esta sexta-feira, 25/8, e propõe-se a discutir a reformulação do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas (CNCA), além de abordar temas relacionados à infância e à juventude do país.

Também participaram da mesa de abertura do evento a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia; o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves; e o secretário-executivo do Ministério dos Direitos Humanos, Johannes Eck. A solenidade contou ainda com a presença de conselheiros do CNJ, ministros de tribunais superiores, magistrados, promotores e servidores da área infantojuvenil.

Ao se pronunciar na mesa de abertura, o presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, agradeceu a oportunidade de estar no evento e destacou a importância do workshop para a troca de experiências e de dificuldades, vislumbrando novas soluções. “É muito importante que eventos como este ocorram para que possamos debater temas tão profícuos ao contexto da infância e da juventude como, por exemplo, a questão da adoção, que com certeza muito preocupa todos os juízes da infância e da juventude. Essa reunião é parte dessa troca de experiências, de dificuldades e de soluções que podem nos conduzir a um acerto melhor nas temáticas infantojuvenis”, assegurou.

Com o tema "Um Debate sobre a Proteção Integral da Infância e da Juventude", o evento idealizado pela Corregedoria do CNJ é destinado a juízes, promotores e servidores da Justiça que trabalham com o assunto na Região Centro-Oeste e no Tocantins, bem como a profissionais da área de adoção e de acolhimento.

O workshop em Brasília é o quinto realizado em 2017. O primeiro aconteceu em Maceió, nos dias 19 e 20 de abril, durante o XX Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv). O segundo foi no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de maio, como parte do III Encontro Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup). O terceiro ocorreu em Belém, nos dias 19 e 20 de junho. E o quarto foi realizado em Curitiba, nos dias 3 e 4 deste mês.