Anjos do Amanhã promove palestra para auxiliar no trabalho comunitário

por NC/SECOM/VIJ — publicado 2017-06-29T17:55:00-03:00

Antônio Monteiro

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF – VIJ-DF, promoveu em parceria com o IIMPAZ – Instituto Internacional para Mindfulness e Paz Interna a palestra “Resiliência e recursos internos: o poder da pessoa para atuar no trabalho comunitário”. O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira, 28/6, no auditório da VIJ-DF, e contou com a presença de técnicos, cuidadores e dirigentes de instituições de acolhimento, técnicos do sistema socioeducativo, servidores da Justiça Infantojuvenil, parceiros e voluntários da Rede Solidária.

A palestra foi proferida pelo psicólogo Antonio Monteiro dos Santos, PhD, professor, escritor, coach e palestrante internacional, além de codiretor do Center For Studies of the Person, La Jolia, CA e presidente do IIMPAZ. Conhecedor de práticas de meditação e de silêncio como canal para ajudar as pessoas a despertarem sua força interior baseada na sabedoria interna, o palestrante falou sobre autoconhecimento, resiliência, empatia e compaixão como práticas importantes para que as pessoas sejam agentes de mudança e realizem seu trabalho com excelência.

O psicólogo iniciou sua fala chamando a atenção para a importância de se cuidar do outro, das crianças e dos idosos. “A felicidade está em ajudar o outro”, disse. Segundo ele, aprender a viver o momento presente é fundamental. “O passado traz tristeza ou alegria; o futuro traz esperança, medo ou ansiedade; o presente traz libertação”, afirmou. Ao falar sobre autoconhecimento, Antonio ressaltou que é preciso observar a si mesmo, saber onde anda sua mente, lidar com os próprios pensamentos e emoções, para fazer as transformações necessárias. “Nossa mente vive de foco”, falou.

O palestrante explanou também sobre resiliência como uma poderosa força interna, a capacidade de se reerguer diante de uma adversidade: “É cair no chão e se levantar dentro de um tempo razoável, forte e bem para enfrentar novos desafios”. De acordo com Antonio, a pessoa resiliente é capaz de recuperar a paz interior mais facilmente, de atuar com mais força e tranquilidade. Ainda segundo ele, a resiliência é parte do processo de crescimento e pode ser promovida desde o nascimento, bem como garante o equilíbrio entre ganhos e perdas ao longo da vida.

Para o psicólogo, o verdadeiro objetivo na vida é ser feliz. Ele pontuou fatores que colocam em risco e fatores protetores do estado de felicidade e do desenvolvimento do ser humano. Entre os fatores de risco estão, por exemplo, os altos níveis de desarmonia familiar e de estresse, a violência doméstica, o abuso físico, sexual e emocional, o uso de álcool ou droga, a saúde precária, a alimentação pobre, a falta de exercícios e de fé em algo importante. Como fatores protetores, ele citou atitude positiva, otimismo, habilidade de regular as emoções e de ver as falhas como uma forma de aprendizagem.

Antonio deu algumas dicas para aumentar e manter a resiliência: durma bem e o tempo suficiente; exercite-se diariamente; coma de forma saudável; mantenha a boa saúde; alimente sua rede de suporte social de qualidade; enfrente os desafios sem procrastinar; aumente a resistência a ambiguidades e incertezas; desenvolva a tolerância a frustrações; aja na resolução de problemas; exercite o otimismo e combata os pensamentos negativos. “Temos a capacidade de nos reinventar”, completou.

Empatia e compaixão

O palestrante falou ainda de empatia e compaixão. “A empatia é a habilidade de calçar os sapatos do outro com o intuito de compreender seus sentimentos e perspectivas e usar essa compreensão para guiar nossas ações; a compaixão é a empatia com o desejo de ajudar a aliviar a dor do outro”, explicou. Ele citou as três condições necessárias ao crescimento humano, conforme o psicólogo e educador Carl Rogers: ser genuíno, transparente e congruente; ter consideração positiva incondicional; ter empatia.

Antonio pontuou seis hábitos ou características de pessoas altamente empáticas: curiosidade verdadeira sobre as pessoas estranhas; desafia preconceitos e encontra pontos comuns; experimenta a vida de outras pessoas, como, por exemplo, ir a uma igreja diferente da sua religião; escuta profunda, ativa e aberta do outro; inspira ação maciça e ação social; tem empatia com amigos e inimigos. O psicólogo também realizou uma prática de respiração, relaxamento e silêncio com a plateia para falar do cultivo da paz da mente. Outro ponto abordado foi a força da fé, da oração e do amor.

Conforme Antonio, o agente de mudança transformador tem forte resiliência, é empático, tem compaixão, comunica-se com excelência, exercita a paz mental e o silêncio e ama profundamente o que faz. “Todo trabalho é válido para aliviar o sofrimento das pessoas”, disse. Na visão do psicólogo, toda vez que a pessoa é bondosa com alguém, está também sendo bondosa consigo mesma. Voltando sua fala para o público da VIJ-DF, o palestrante afirmou que as instituições não podem ser “depósitos” de crianças e adolescentes sem carinho e sem amor.

Gelson Leite e Antônio Monteiro

No decorrer de sua apresentação, Antonio agradeceu à VIJ-DF e à Rede Solidária Anjos do Amanhã a oportunidade de contribuir com o trabalho dos profissionais que lidam com crianças e adolescentes. O supervisor do programa da VIJ-DF, Gelson Leite, também expressou gratidão ao palestrante e o presenteou com um exemplar do livro em comemoração aos 10 anos da Rede Solidária Anjos do Amanhã. “Que essa parceria possa florescer para construirmos oportunidades e crescermos juntos com a divisão de experiências com toda a rede de atendimento da infância e juventude”, expressou.

A servidora do TJDFT Severina Eugenia da Silva agradeceu a oportunidade. “Temos a responsabilidade de compartilhar esses ensinamentos”, falou. Para o atendente de reintegração social e master life coach Lucas Vasconcelos, a palestra reforçou seu objetivo de levar as práticas de autoconhecimento e de meditação para seu ambiente de trabalho com os adolescentes do sistema socioeducativo. “A experiência reafirmou meu propósito de levar mais alegria a todos os seres humanos sem qualquer tipo de preconceito”, disse.

Antonio encerrou a sua palestra pedindo aos participantes que dessem as mãos e fechassem os olhos, a fim de ouvir e cantar juntos a Oração de São Francisco. Durante sua fala, o palestrante também colocou a música “Te desejo vida”, com Flávia Wenceslau, para que todos escutassem em silêncio, e o depoimento de superação de Vírgínia Diniz Carneiro, em “Viver a Vida”, como exemplo de pessoa resiliente (vídeo disponível no YouTube).

Palestra sobre resiliência