CIJ-DF promove oficina de Shantala na II Semana do Bebê do Distrito Federal
Nesta quarta-feira (28/6), a Coordenadora da Infância e Juventude do Distrito Federal – CIJ-DF, em parceria com a Coordenação de Assistência Multidisciplinar do TJDFT – CAM-SESA, promoveu uma oficina de Shantala na entidade de acolhimento Lar Bezerra de Menezes. O evento faz parte da programação da II Semana do Bebê do Distrito Federal.
Na ocasião, a assessora administrativa substituta da CIJ, Karla Guimarães, deu as boas-vindas e falou sobre a Semana do Bebê para as 13 cuidadoras e psicólogas das instituições de acolhimento do DF presentes. “A Semana do Bebê é uma iniciativa apoiada pelo Unicef, que prioriza a atenção e os cuidados com a primeira infância ”, esclareceu.
Karla falou sobre a escolha de trazer uma oficina de Shantala para a II Semana do Bebê. “As crianças institucionalizadas são carentes de contato humano, são muitos bebês, e o tempo dividido entre eles não é suficiente. A prática da Shantala é uma maneira de trazer carinho, sensibilidade e acalmá-los”, mensurou.
O curso foi conduzido pela servidora do TJDFT Vanessa Mesquita, que possui uma vasta experiência em cuidados com bebês, gestantes e crianças. Vanessa trabalhou durante sete anos no Berçário do Tribunal e implantou o aleitamento materno no órgão. Entre as competências da servidora estão: massoterapeuta, aromaterapeuta, acupunturista auricular, doula e técnica em enfermagem.
A servidora ressaltou que os efeitos da aplicação da Shantala nos bebês são notados também nas cuidadoras. “A massagem é um momento terapêutico, pois, quando estamos em contato com o corpo do bebê, aquietamos a mente e reduzimos a ansiedade. Além de ser uma troca afetiva”, contou a massoterapeuta.
Vanessa destacou ainda que a rotina das cuidadoras nas instituições acaba sendo estressante, pois são muitas crianças para poucos profissionais. “A Shantala será um momento para diminuir o desgaste que a profissão requer e proporcionar afetividade entre as cuidadoras e as crianças acolhidas”, avaliou.
A massoterapeuta contou que a técnica aplicada nos bebês é de origem indiana, trazida para o ocidente em 1976 pelo obstetra francês Fréderick Leboier. Quanto aos benefícios para a saúde dos bebês, a servidora garante que proporciona o alivio das cólicas e insônias, relaxamento, bem-estar, redução da ansiedade e melhora do desenvolvimento motor, da digestão e da circulação.
No final da oficina, Selma dos Santos, cuidadora da entidade de acolhimento Lar Bezerra de Menezes, compartilhou que o aprendizado será de grande valia para os bebês que estão acolhidos nas instituições do DF. “Essas crianças precisam muito de afeto e a Shantala irá proporcionar para elas mais contato humano, tão importante nessa fase vida”, revelou.
A psicóloga e voluntária da entidade Alyssa de Souza agradeceu a oportunidade de participar do evento. “A Shantala traz um olhar mais humano, aproximando as cuidadoras dos bebês. O vínculo criado através do toque pode amenizar as necessidades afetivas deles”, comentou.
Semana do Bebê
Há mais de dez anos, a Semana do Bebê percorre diversos municípios brasileiros promovendo a mobilização e o debate pelos direitos das crianças na primeira infância, gestantes e mães. A iniciativa apoiada pelo UNICEF tem o objetivo de incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o Estado oferece às crianças.
A II Semana do Bebê do Distrito Federal teve início no dia 23 de junho, com programação prevista até dia 2 de julho. A Semana traz diversas atividades para debater os cuidados com o desenvolvimento integral do bebê durante os seus primeiros anos de vida. A programação envolve palestras, oficinas, exibição de filmes e rodas de conversas. Clique aqui e veja a programação na íntegra.
Primeira infância
A primeira infância representa os seis primeiros anos de vida, determinantes na formação das habilidades humanas. Nesse período, a criança desenvolve grande potencial cognitivo da sua fase adulta. Por isso, a atenção integral a essa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social do indivíduo.