VIJ-DF participa de programas especiais sobre adoção na TV

por SECOM/VIJ — publicado 2017-03-14T17:10:00-03:00

O supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude do DF (SEFAM/VIJ-DF), Walter Gomes, participou ao vivo do programa Participação Popular, da TV Câmara, nesta segunda-feira, 13/3. Ele foi um dos convidados para falar sobre adoção de crianças e adolescentes. O programa abordou vários aspectos a respeito do tema, entre eles a legislação e os procedimentos envolvidos no processo de adoção.

Além do supervisor da VIJ-DF, o programa contou com a participação da presidente da Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Suzana Viegas; do deputado Augusto Coutinho (SD/PE), autor do projeto de lei que acelera procedimentos de adoção de crianças e adolescentes; e do advogado e pai adotivo Hugo Damasceno Teles, voluntário da ONG Aconchego. 

Para assistir ao programa, clique aqui.

Caminhos da Reportagem

A TV Brasil veiculou na última quinta-feira, 9/3, no programa Caminhos da Reportagem, especial sobre adoção tardia e o futuro dos jovens que não são adotados. O programa contou com o apoio da VIJ-DF no fornecimento de informações, indicação de personagens, estatísticas e entrevistas.

Foram entrevistados os supervisores Walter Gomes, da SEFAM, e Vânia Sibylla, da Seção de Fiscalização, Orientação e Acompanhamento de Entidades (SEFAE), bem como o supervisor Gelson Leite e a servidora Adriana Lara, da Rede Solidária Anjos do Amanhã.

Walter Gomes analisou o fato de existir no cadastro de adoção cinco vezes mais pretendentes do que crianças e adolescentes cadastrados. “A criança que é sonhada na adoção dificilmente vai ser encontrada na realidade de um cadastro. Essa criança real carrega uma história de sofrimento, de violação de direitos. Ela precisa ser acolhida de uma maneira que seja possibilitada a reescrita da sua história”, enfatiza o supervisor.

A supervisora da SEFAE falou sobre a situação dos jovens que completam a maioridade nas instituições de acolhimento do Distrito Federal. “Quando o jovem completa 18 anos, recebe uma guia de desligamento da medida judicial de acolhimento. Caso o jovem não tenha para onde ir, a instituição tem se sensibilizado com sua história, e ele permanece acolhido”, revela Vânia.

O Caminhos da Reportagem mostrou a contribuição da VIJ-DF, por meio de seu programa de voluntariado, Rede Solidária Anjos do Amanhã, na vida dos jovens que vivem nas entidades de acolhimento. Além de outros eixos de atuação, a Rede oferece cursos de capacitação e oportunidades de estágios. “Os cursos técnicos são para os meninos maiores de 18 anos. Esses jovens precisam de uma formação para chegarem à idade adulta com um ofício”, relata Adriana Lara, responsável pelo acompanhamento dos estagiários.

Gelson Leite compartilhou sua história de adoção no programa. O supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã adotou o jovem Raí prestes a fazer 18 anos. “Eu trabalho em um programa social da Vara da Infância e o Raí era nosso beneficiário. Fiquei sabendo da sua história e me sensibilizei. Encontrei nele um grande potencial e um desejo muito grande de pertencer a uma família. Isso coincidiu com uma disponibilidade interna minha de ter mais um filho”, revela.

Para assistir ao programa completo, clique aqui.