Secretaria Judicial da VIJ-DF proporciona atendimento humanizado para crianças
Brinquedos e desejos alegram crianças e equipe da Secretaria Judicial da VIJ-DF
Movida pelo desejo de proporcionar um atendimento humanizado para as crianças que frequentam o Fórum da Infância e da Juventude do DF, a servidora Marlene Aires, da equipe da área cível da Secretaria Judicial da Vara da Infância e da Juventude - VIJ/DF, teve uma bela iniciativa. Ela mobilizou os colegas de seu setor para arrecadarem brinquedos a fim de presentear as crianças que circulam pelas dependências da VIJ/DF.
Junto com os brinquedos veio também a ideia de criar um espaço, dentro do cartório, para as crianças desenharem. “As pinturas ficam expostas nos armários do setor e sempre que as crianças retornam à VIJ admiram orgulhosas as suas obras”, conta Marlene.
Marlene comenta que seu maior desejo é mudar a imagem que os jurisdicionados têm do Fórum e oferecer um atendimento acolhedor e caloroso. “Muitas vezes lidamos com casos difíceis. Atendemos pais desesperados e crianças que carregam histórias de vida dolorosas”, conta Marlene.
Com isso, a servidora viu a possibilidade de resgatar, através da doação de brinquedos e dos desenhos, os valores das crianças e eliminar o receio que tinham de vir até a VIJ. “Queria que elas se lembrassem da VIJ com carinho, pois eu percebia que muitas vezes elas vinham para cá acanhadas e com medo”, declara Marlene.
Alegria para crianças e equipe da VIJ
Hoje ela colhe os frutos da sua boa ação, as crianças que frequentam a VIJ pedem para ir até o cartório para ganharem presentes e desenharem. Além disso, a iniciativa mobilizou todos os membros do setor, como a servidora Jackeline Carvalho. Ela conta que todos os dias muitas crianças vão até o cartório e isso tornou o clima mais leve e descontraído. “Lidamos com processos que nos deixam muito sensibilizados e nos sentimos impotentes em relação aos casos. Mas, por meio das doações, nos sentimos mais colaborativos e próximos das crianças”, compartilha.
Graziela Carvalho, estagiária do cartório, relata que até o ambiente de trabalho se tornou mais feliz e unido pelo desejo de proporcionar alegria às crianças. “Notei que os desenhos alegram e suavizam quem chega à Vara para ser atendido. Além disso, ter uma criança por perto muda todo o clima do lugar”, revela.
A ideia foi tão boa que cativou todos da equipe e se tornou um projeto coletivo. “Hoje não apenas os servidores, estagiários e terceirados da Secretaria Judicial colaboram como também recebemos doações da comunidade e da Rede Solidária Anjos do Amanhã”, revela a idealizadora da ação. Além do Anjos, o projeto conta com outros colaboradores como o Banco do Brasil, os jurisdicionados e os servidores da Assessoria Jurídica da VIJ.
Cristina Vitalino, diretora do Secretaria Judicial da VIJ, também abraçou com entusiasmo o projeto. Segundo ela, com a inciativa, as crianças têm livre acesso ao setor, fazendo com que elas se sintam mais acolhidas e empoderadas. “A gente entendeu que o ambiente de trabalho não precisa ser sisudo e fechado. Nossa intenção é propiciar uma prestação de serviço jurisdicional de excelência”, relata.
Os desenhos e os brinquedos criam um ambiente acolhedor e descontraído, que serve de inspiração para os outros órgãos públicos que trabalham com o atendimento a crianças. “Um conselheiro tutelar veio até o cartório e falou que vai replicar nossa iniciativa no Conselho Tutelar onde atua”, conta Marlene.
Doações
Com a proximidade do Natal, a previsão é que cheguem mais doações e o ambiente fique ainda mais colorido e atraente para as crianças. “Todo final de ano, enfeitamos o cartório, colocamos mais brinquedos e uma mesa de doces”, conta Marlene.
Quem deseja alegrar a vida das crianças que circulam pela VIJ, basta ir à Secretaria Judicial da Vara da Infância e Juventude e fazer a sua doação. Com a chegada do Natal, é importante reforçar o estoque de brinquedos. “Nessa época de fim de ano, as crianças sempre vêm aqui para ganhar seu presente. Isso nos motiva ainda mais a juntar muitos brinquedos ”, diz Marlene.