Artigo do supervisor da VIJ-DF mostra como são transformadas as vidas das crianças e adolescentes pela adoção

por SECOM/VIJ — publicado 2017-10-03T18:50:00-03:00

O supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude do DF - SEFAM-VIJ/DF, psicólogo Walter Gomes, escreve artigo intitulado “Adoção e a transformação de vidas”. O texto fala sobre como a adoção permite a construção de novos vínculos afetivos e restaura o afeto na vida das crianças e adolescentes adotados. Em seu artigo, o autor esclarece que “pelo instituto da adoção é possível que vidas supostamente perdidas sejam recuperadas e restauradas por meio do afeto incondicional canalizado por uma família genuinamente motivada, preparada e determinada”. 

O psicólogo fala ainda em seu artigo sobre as dores que as crianças e os adolescentes cadastrados para adoção carregam, impulsionados tanto pela violação de seus direitos como pela ruptura dos vínculos parentais com a família biológica.

Sobre como ocorre a transformação na vida dos adotados, o supervisor conta que a experiência de pertencimento a um núcleo familiar proporcionada pela adoção traz um conjunto de mudanças importantes na vida de crianças e adolescentes antes abandonados. “Isso reforça o centenário entendimento de que o afeto é uma das mais extraordinárias forças de mobilização e de transformação da vida humana”, relata em um trecho do texto.

O autor ilustra o artigo com a história de uma adoção tardia de dois irmãos, um de 12 e outro de 10 anos, cujas dificuldades foram vencidas pelo amor, paciência e afeto dos pais adotantes. “Os dois irmãos se viram impactados e seduzidos pela força e encanto do amor e da proteção oferecidos e acabaram se tornando membros de uma nova família”, compartilha.  

Clique aqui e leia na íntegra o artigo “Adoção e a transformação de vidas”.