Últimos dias da Campanha 100% Fraterno: ainda faltam 70 brinquedos

Doe brinquedos pedagógicos e ajude a montar brinquedotecas em serviços de acolhimento do DF
por LC/SECOM/VIJ-DF — publicado 2017-10-02T16:20:00-03:00

A campanha 100% Fraterno chega à reta final nesta quinta, 5/10, e ainda precisa de 70 brinquedos pedagógicos para atingir a meta de instalar brinquedotecas especializadas em serviços de acolhimento do DF. A campanha está sendo promovida pela Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), pelo Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) e pela Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF). Campanha 100% Fraterno prorrogada

A VIJ/DF realiza a ação por meio do seu programa de voluntariado, Rede Solidária Anjos do Amanhã, e tem a parceria do Colégio Sigma, na arrecadação e divulgação, e o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do DF (Assejus), na disponibilização de postos de coleta nos fóruns do DF. 

Até quinta-feira, podem ser doados brinquedos pedagógicos para ajudar a instalar e aparelhar brinquedotecas especializadas em sete entidades de acolhimento do DF. Os objetos devem ser novos ou estar em bom estado de conservação e inteiros. Clique aqui e veja os itens necessários nesta reta final da campanha. 

Espaços de aprendizado 

As brinquedotecas pedagógicas são importantes para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Além de entreter e propiciar momentos lúdicos, esses espaços ajudam crianças e adolescentes a dominarem seus medos, ansiedades e outros bloqueios emocionais, utilizando o brinquedo pedagógico como instrumento de expressão, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.  

Balanço parcial 

Até o momento, foram arrecadados 382 brinquedos dos 450 necessários. Entre as doações exitosas, destaque para um voluntário do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos (IEDF), que mobilizou grupos de amigos e conseguiu arrecadar R$ 5,2 mil, que foram convertidos em 104 brinquedos pedagógicos.

Luiziana doaçãoOutra doação importante foi da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, por meio da Coordenadora da Pastoral da Caridade, Luziana Fonseca, que transferiu para a VIJ/DF quatro sacolas de brinquedos pedagógicos arrecadadas na campanha da igreja para o Dia das Crianças. “Nós somos um grupo de voluntariado da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e ficamos conhecendo o trabalho da Rede Solidária Anjos do Amanhã por meio do Grupo Comunhão e Direito, parceiro do IEDF. Temos muito interesse em realizar trabalhos em parceria e ficamos felizes em fazer parte desta campanha e colaborar com o Anjos do Amanhã. É um enorme prazer ajudar as crianças e adolescente atendidos pelo Anjos”, disse. 

Outra bela iniciativa foi a de uma mãe que doou dezenas de brinquedos pedagógicos do filho, a maioria jogos de tabuleiros em bom estado de conservação, após uma ação de desapego realizada em conjunto com a criança. 

Entidades beneficiadas 

A campanha beneficiará as entidades de acolhimento Aldeias Infantis SOS, Batuíra – Obras Sociais do Centro Espírita, Casa Transitória de Brasília, Grupo Luz e Cura, Lar de São José, Nosso Lar e UNAC - Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Essas entidades foram consultadas sobre os materiais necessários à montagem dos espaços e forneceram uma lista com os objetos importantes para o desenvolvimento das atividades lúdico-pedagógicas que serão ministradas no local junto ao público beneficiário. 

Parceria 

A campanha 100% Fraterno faz parte de uma parceria celebrada entre a VIJ/DF e o IEDF, em 4 de agosto, com a finalidade de promover ações sociais conjuntas orientadas para arrecadação de bens, na forma de campanhas ou doações avulsas, a serem destinados ao público atendido pela VIJ/DF. A parceria também prevê o desenvolvimento de atividades educacionais destinadas a adolescentes sob aplicação de medidas protetivas ou socioeducativas. 

Para mais informações, entre em contato com a Rede Solidária pelos telefones 3103-3382, 3285 e 3259. As doações podem ser entregues até o dia 5 de outubro nos seguintes locais: 

•          Sede da Rede Solidária Anjos do Amanhã – Vara da Infância e da Juventude - SGAN, 909 Norte.

•          Postos da Assejus nos fóruns do DF, com exceção dos Fóruns Mirabete, Verde e de Águas Claras, Guará e da Gráfica. Nesses locais, entregar nas diretorias dos fóruns.

•          Sede da Assejus – Fórum de Brasília, Bloco A, 10º andar.

•          Amagis – Fórum de Brasília, Bloco B, 10º andar.

•          Unidades do Colégio Sigma.

•          Sigma de Águas Claras (Rua 14 Sul, s/n, Lote 6).

•          Sigma Asa Sul (SGAS 912).

•          Sigma Asa Norte (SGAN 910).

•          Sigma L2 Sul (SGAN 606).