CIJ-DF promove atividades recreativas na III Semana do Bebê

por LF/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-04-10T15:25:00-03:00

III Semana do Bebê - arte quadradaNo dia 13 de abril, às 9h, no Parque de Águas Claras, ao lado da Administração do Parque, será aberta a III Semana do Bebê, com o tema O Direito de Brincar, que acontece durante o período de 13 a 22 de abril. A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Distrito Federal – CIJ/TJDFT estará presente no evento, com a atividade recreativa “Brincadeiras no Parque”, direcionada a crianças 4 a 6 anos de idade, provenientes da entidade de acolhimento Casa de Ismael e de escolas públicas do DF. Além disso, para atender à logística do evento, a VIJ-DF disponibilizou seu ônibus adaptado e equipado com mesa, computador e banheiro. 

Com o apoio da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude - Abraminj e da empresa brasiliense Brincadeira de Bebê, a CIJ-DF vai oferecer kit de café da manhã às crianças e diversão com pintura de rosto, balão-mania, desenhos e brinquedos pedagógicos e infláveis.  Os recreadores serão os servidores da Justiça Infantojuvenil do DF, que se voluntariaram para auxiliar nesse momento.

Sobre a III Semana do Bebê

A Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização e debate sobre os direitos das crianças na Primeira Infância, gestantes e mães. Essa iniciativa é nacionalmente apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e ocorre em diversos municípios do país há mais de dez anos. Tem como principal objetivo incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o Estado oferece às crianças e com isso melhorar os serviços disponibilizados.

Em sua terceira edição no DF, a Semana do Bebê deste ano tem como temática O Direito de Brincar e é promovida pelo Comitê da Primeira Infância integrado pelas Secretarias de Estado, Sociedade Civil, Sistema de Justiça e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A programação inclui atividades de lazer para crianças e famílias, formação profissional, atendimento jurídico e ações em saúde. 

Programação da III Semana do Bebê

13 a 22 de abril de 2018
 

13/04 – BRINCADEIRAS NO PARQUE

Atividade de abertura da Semana do Bebê com brincadeiras para crianças na primeira infância
Organização: SEMA/DF, SECRIANÇA/DF, SEE/DF, Casa de Ismael, CIJ-VIJ/DF
Horário: 9h
Local: Parque de Águas Claras
 

18/04 – UNIVERSO DO BRINCAR: A CRIANÇA DO DISTRITO FEDERAL E O DIREITO DO BRINCAR

Formação para os professores da rede pública e instituições parceiras da rede de atenção à criança com Profa. Doutora Elizabeth Tunes e Profa. Dianne Prestes.
Organização: SEE/DF
Horário (2 turmas): Matutino: 8h30 às 11h90
Vespertino: 14h às 17h
Local: EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação. SGAS 907, conjunto A. Asa Sul. Brasília-DF
 

19/04 - RODA DE CONVERSA SOBRE O DIREITO DE BRINCAR

Roda de conversa na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília com Andréia Martinez, Lucélia Almeida Silva e Stela Miranda
Organização: Fórum de Educação Infantil do DF
Local: Sala Papiros. Faculdade de Educação/Universidade de Brasília
Horário: 19h
 

19/04 - BRINCANDO DE CANTAR

Atividade dirigida a mulheres no puerpério e suas crianças de 0 a 3 anos. Levem seus instrumentos musicais e de suas crianças para brincarmos com a pianista que acompanhará a brincadeira
Organização: Associação de Doulas do DF
Local: Praça de Alimentação do Liberty Mall.
Horário: 15 às 17h
 

22/04 - ESTÓRIAS NO PARQUE

O Fórum de Educação Infantil do DF irá realizar mais uma edição desta atividade para crianças, bebês e famílias com contação de histórias com Patrícia Ramiro, aula de yoga, músicas e brincadeiras.
Local: Parque Olhos D’água.
Horário: 9h às 11h
 

03/04 A 30/04 – ATENDIMENTO JURÍDICO

Durante os dias 03 a 30 de abril a Defensoria Pública Itinerante irá atender as famílias que necessitem de assessoria jurídica para questões que envolvem suas crianças nas cidades: Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Santa Maria, Estrutural, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Candangolândia e Varjão
Organização: Defensoria Pública do DF
Local e Horário: confira no site www.defensoria.df.gov.br, e depois clicando no botão Defensoria em Ação.
 

13/04 A 20/03 – AÇÕES EM SAÚDE

Durante a semana do bebê, as equipes de saúde da família da Secretaria de Estado de Saúde do DF trabalharão o desenvolvimento infantil e a importância do brincar junto às famílias e a comunidade