Eventos solidários beneficiam programa social da VIJ-DF

por T310250 — publicado 2018-08-23T15:01:00-03:00

Rede Solidária Anjos do Amanhã recebe 135 kg de alimentos arrecadados pelo 3º Torneio Comodoro de Motonáutica do Iate Clube de BrasíliaA Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social e de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF), recebeu nesta quarta-feira, 22/8, 135 kg de alimentos arrecadados pelo 3º Torneio Comodoro de Motonáutica do Iate Clube de Brasília. As doações se somaram à meia tonelada de alimentos recebida recentemente pela Vara por meio de outro evento solidário do mesmo clube, o Iate in Concert 2018. Os 635 kg de alimentos vão beneficiar crianças, adolescentes e famílias vinculadas à VIJ-DF.

Segundo o vice-diretor de Motonáutica do Iate Clube de Brasília, Marcelo Teixeira Gallerani, a arrecadação entregue nesta quarta-feira veio dos 27 pilotos de motos aquáticas que competiram no torneio realizado no último final de semana, dias 18 e 19/8. Para efetivar a inscrição no evento, cada competidor doou 5 kg de alimentos não perecíveis. Já no Iate in Concert 2018, realizado no dia 30/6, cada ingresso foi trocado por 3 kg de alimentos. As mais de 8 toneladas arrecadadas beneficiaram várias entidades, entre elas a VIJ-DF.

Oficial de justiça do TJDFT e agente de proteção infantojuvenil, Gallerani afirma que faz questão de destinar à VIJ-DF as doações dos eventos náuticos que promove. No ano passado, a arrecadação do 2º Torneio Comodoro de Motonáutica também foi em prol da Vara e beneficiou duas entidades de acolhimento de crianças e adolescentes do DF. A também agente de proteção voluntária da VIJ-DF Giovanna Emília de Castro ajudou na arrecadação dos alimentos e esteve presente no ato da entrega, juntamente com a supervisora da Seção de Apuração e Proteção da Vara, Ana Luíza Müller, responsável por coordenar os trabalhos dos agentes de proteção.

O supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, diz que a atitude do servidor do TJDFT contribui ainda para estimular o voluntariado corporativo. Outro ponto positivo destacado pelo supervisor quanto à realização de eventos solidários que beneficiam a Rede Solidária Anjos do Amanhã é que, além de conseguir as doações, essas iniciativas ajudam a divulgar o programa da VIJ-DF a novos públicos. “Assim, mais pessoas podem conhecer a Rede Solidária e se interessar em ajudar”, afirma. Apesar de contar com apoiadores frequentes, há carência de voluntários para atender o público do programa em áreas como a saúde. 

Como ajudar

Gelson Leite ressalta que as necessidades das crianças e adolescentes atendidos pela VIJ-DF vão muito além de alimentos. Conforme o supervisor, há carência de produtos básicos de higiene pessoal, por exemplo, que não costumam ser lembrados pelos doadores. “Ter seu próprio xampu, condicionador, desodorante e sabonete pode fazer diferença até na autoestima dos adolescentes”, pondera. Ele explica que itens de higiene pessoal muitas vezes têm de ser divididos nas entidades.

E não são apenas eventos públicos ou com grande número de pessoas que podem ser solidários com a VIJ-DF. A Rede Solidária Anjos do Amanhã propõe também a ação “Troque presentes por doações”. A ideia é que qualquer pessoa pode fazer uma festa particular em datas comemorativas, como aniversários, bodas e casamentos, e pedir aos seus convidados para substituírem os tradicionais presentes por doações para crianças e adolescentes vinculados à VIJ-DF.

O programa da VIJ-DF conta com o apoio de voluntários para garantir direitos de meninas e meninos de entidades de acolhimento, unidades socioeducativas e projetos sociais parceiros em diversas áreas, como saúde, educação, esporte, lazer e profissionalização. Os interessados em ajudar ou em se tornar um voluntário podem obter mais informações pelo site www.tjdft.jus.br/acesso-rapido/acoes/anjos, pelos telefones 3103-3382, 3285 e 3259, ou ainda encaminhar e-mail para anjosdoamanha@tjdft.jus.br.