Rede Solidária Anjos do Amanhã promove encontro para entidades de acolhimento do DF

por LF/SECOM-VIJ — publicado 2018-08-17T13:50:00-03:00

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, promove, nos dias 23 e 24/8, das 9h às 18h, o Encontro dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes do DF – Desafios, Perspectivas e Soluções Criativas, em parceria com a Íthaka, entidade pioneira e especializada em design thinking em Brasília. O evento acontece na  Sociedade Eunice Weaver - SGAN 909, conjunto E, Asa Norte, Brasília/DF – ao lado da VIJ/DF. As inscrições estão abertas.

Objetivo e público-alvo

O curso é destinado especificamente às equipes das entidades de acolhimento do Distrito Federal, mas também está aberto aos representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e do GDF. O Encontro será uma jornada de imersão com dirigentes, técnicos e cuidadores sociais das entidades acolhedoras com a finalidade de repensar a realidade e desafiar os limites de atuação dentro do contexto em que o o profissional está inserido. A mediação contará com profissionais gabaritados em metodologias colaborativas, como design thinking, facilitação gráfica, coaching, entre outras.

Segundo Gelson Leite, supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, “a oportunidade serve para reunir todas as entidades na presença de facilitadores gabaritados em metodologias colaborativas, em um ambiente bastante favorável para repensar nossa prática e criarmos alternativas de enfrentamento aos desafios cotidianos”.

Para obter mais informações, encaminhe e-mail para Rede Solidária Anjos do Amanhã (anjosdoamanha@tjdft.jus.br) ou telefone para 3103-3286. 

Sobre a Íthaka

Pioneira na propagação do design thinking em Brasília, tem como propósito apoiar soluções para pessoas, instituições e o governo, disseminando a inovação a partir do autoconhecimento, da autorresponsabilidade e da aplicação de metodologias colaborativas.

Ao longo de dois anos, realizou diversas jornadas e parcerias, como a Jornada da Violência na Área Central da Cidade, Jornada de Apoio a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Assistidas pela Casa da Mulher Brasileira, Mobilidade Urbana, entre outras, dentro do que chamou de movimento #transformebrasilia.

Facilitadores

Bia Barros

Cocriadora e guardiã de Íthaka, catalisadora do Movimento #transformebrasilia (com Design Thinking). Tecnóloga em Processamento de Dados, com MBA em Administração de Marketing e pós-graduação em Psicologia Analítica. Fez diversos cursos de extensão, entre eles Gerência de Projetos, Informática de Negócios, Internet Design and Development e Formação Transdisciplinar FHB.

Experiências e cursos de aperfeiçoamento em Comunicação não Violenta, Design Thinking, Modelagem de Processos de Negócios, Gestão de Processos, Análise de Negócios, Gestão do Conhecimento, Inteligência Emocional no Trabalho, Alta Performance nas Organizações e Dragon Dreaming.

Participou de feiras, congressos, festivais e recebeu prêmios.

KARMITA BEZERRA

Consultora de RH há mais de 18 anos. Coach executiva e de negócios. Analista comportamental. Coautora do livro Os Segredos da Prosperidade. Instrutora do curso de Formação de Analista Comportamental há 5 anos. Com experiência em empresas do segmento de serviços e comércio varejista. Criou os programas Desenvolvimento de Líderes por Competências e o Programa os 3+ da Futuridade.

Louise Vendramini

É facilitadora gráfica, sócia-fundadora da VI:::Visualize Interações e facilitadora de conversas e processos que visam solucionar problemas, cocriar soluções, gerar aprendizagem, tomar decisões e estabelecer planos de ação. Para isso utiliza como ferramentas canetinha, papéis e o conhecimento de uma série de técnicas do design, do visual thinking, da administração e de metodologias participativas.

É formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Dinâmica dos Grupos e mestre em Design. Há 5 anos iniciou sua atuação na área de facilitação gráfica e neste tempo trabalhou com organizações como Governo do Paraná, SAP Brasil, Votorantim Cimentos, Ministério do Meio Ambiente, WWF Brasil, Hexion do Brasil, Thyssen Krupp, Escoteiros do Brasil, entre outras.

Rildo Santos

Head de inovação e tecnologia, consultor, coach, mentor, empreendedor, palestrante, facilitador, escritor, instrutor e professor. Especialista em gestão e análise de negócio, gestão de processos, planejamento estratégico, sustentabilidade, métodos ágeis, gestão de serviços de TI, governança, tecnologia da informação, engenharia de software e liderança. Possui mais de 20 anos de experiência, mestrando em Engenharia de Software (Univ. Mackenzie), pós-graduado em Didática do Ensino Superior e graduado em Administração de Empresas. 

Foi professor de pós-graduação das faculdades Fiap, FASP e IBTA. Foi instrutor durante seis anos de tecnologia Java, UML e orientação a objetos da Sun Microsystem e IBM.  Já atuou em projetos em empresas públicas e privadas de diversos segmentos. Possui as certificações CSM, CSPO, Sun Java Instructor, ITIL Foundations e Cobit Foundations.