Anjos do Amanhã promove caravanas para reforçar Campanha do Material Escolar

Você pode ser um mobilizador e ajudar a arrecadar itens para o ano escolar de meninos e meninas acolhidos
por AP/SECOM/VIJ — publicado 2018-02-02T13:55:00-03:00

Arte Material Escolar últimos dias

Faltam poucos dias para o início do ano letivo e adquirir o material escolar é imprescindível para o retorno às aulas. Mas para as crianças e adolescentes que vivem nas 15 Instituições de Acolhimento do DF realizarem esse desejo depende do empenho dos voluntários da Campanha do Material Escolar 2018, promovida pela Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF), que termina em 9 de fevereiro. Como estratégia de arrecadação, a VIJ-DF vai a alguns fóruns para recolher as doações.

A Campanha do Material Escolar 2018 iniciou no dia 15 de janeiro e, de acordo Gelson Leite, supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, ainda faltam muitos itens para suprir as necessidades escolares dos jovens acolhidos. “O início do ano é um período difícil para as instituições de acolhimento, pois no mês de dezembro arcaram com as despesas do 13º salário dos funcionários. Com isso, não dispõem de verba para comprar o kit escolar dos jovens”, ressalta.

Investir na educação das crianças e adolescentes acolhidos, através de doação de kits escolares pode mudar o futuro desses jovens. Para colaborar com a campanha, basta escolher um dos itens da lista de material escolar, como caderno, lápis, caneta, borracha, lápis de cor, giz de cera, resma de papel, régua, apontador, mochila, estojo, caderno de desenho e cola branca, entre outros.

A campanha se encerra no dia 9 de fevereiro. Já as doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira na Rede Solidária Anjos do Amanhã – SGAN 909, Asa Norte, sede da VIJ/DF –, das 9h às 19h, ou nos postos da Assejus – Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal, localizados nos fóruns das circunscrições judiciárias do DF – exceto Mirabete, Verde, Águas Claras, Guará e Gráfica –, das 12h às 19h.

Sempre com resultados positivos, a Campanha do Material Escolar celebra a sua 10ª edição. “Devido a todo sucesso no decorrer desses anos, as instituições já esperam as doações da Campanha do Material Escolar para viabilizarem o acesso das crianças e adolescentes à escola”, enfatiza Gelson. O supervisor acrescenta ainda que as instituições vivem basicamente com ajuda do voluntariado, e sem o material escolar não há como os jovens iniciarem o ano letivo.

 Rede Solidária vai aos fóruns

Desejando atingir a meta de arrecadação, a Rede Solidária lançou algumas estratégias de atuação. A primeira é contar com o apoio dos mobilizadores, pessoas que se engajam de uma forma diferenciada à campanha. “Eles coordenam atribuições imprescindíveis, como a divulgação nas redes sociais; mobilização de parentes, amigos e colegas de trabalho. Além de centralizarem as compras, recolhimento e entrega dos itens arrecadados”, explica Gelson.

Gelson disse que os mobilizadores são peças fundamentais para o êxito da iniciativa. “Percebo que algumas pessoas têm vontade de ajudar, mas por falta de tempo acabam não participando. Então os mobilizadores concretizam o desejo das pessoas”, salienta. Para os que desejam ser um mobilizador, basta ligar na Rede Solidária (3103-3382 / 3285 / 3259) e se informar.

Outra tática que a Rede vai lançar para recrutar todos os itens do material escolar dos jovens acolhidos será a promoção de caravanas para recolher as doações nos setores de trabalho dos servidores do TJDFT. A caravana acontecerá nos dias 5, 6 e 7/2 e priorizará os fóruns onde não possuem postos de arrecadação da ASSEJUS. “Não importa a quantidade, passaremos em cada setor onde tiver pessoas que desejam colaborar”, comenta.

Para otimizar o trabalho da Caravana Solidária, a equipe do Anjos solicita aos voluntários que informe, com antecedência, por telefone ou e-mail, o seu nome e o setor onde trabalha.

Cronograma da Caravana Solidária

Segunda-feira (5/2) -  Águas Claras e Guará

Terça-feira (6/2) -  Brasília - Palácio da Justiça e Blocos A e B

Quarta-feira (7/2) -  Taguatinga, Ceilândia e Mirabete

 Serviço

Campanha do Material Escolar 2018

Período: de 15/1 a 9/2

Onde entregar as doações:

Rede Solidária Anjos do Amanhã, sede da VIJ/DF, SGAN 909, Justiça da Infância e da Juventude, na Asa Norte, das 9h às 19h.

Postos da Assejus – Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal nos fóruns das circunscrições judiciárias do DF – exceto Mirabete, Verde, Águas Claras, Guará e Gráfica –, das 12h às 19h.

Telefones para contato: 3103-3382 / 3103-3285 / 3103-3259.