Campanha do Material Escolar 2018 arrecada 8 mil itens

por AP/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-02-16T15:29:00-03:00

Entrega das doações a instituições de acolhimento

A Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF), iniciou, no dia 9/2, a entrega dos itens arrecadados pela Campanha do Material Escolar 2018 para as instituições de acolhimento do DF. “Com 8 mil itens arrecadados, a campanha logrou êxito e superou a ação do ano passado”, comemorou Gelson Leite, supervisor da Rede Solidária.

Estiveram presentes no momento da entrega representantes das instituições de acolhimento Casa da Criança Batuíra, Casa Transitória de Brasília, Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo e Aldeias Infantis SOS. “Essa iniciativa é muito importante, pois a educação é um grande passo para a cidadania. Seja com material, seja com incentivo, tudo é válido para melhorar o futuro desses jovens”, comentou Maria Cláudia Nunes, voluntária da instituição Irmão Áureo.

A campanha, que aconteceu entre os dias 15/1 e 9/2, beneficiará 366 crianças e adolescentes que vivem nas 15 instituições de acolhimento do DF. Neste ano, a ação celebrou sua décima edição seguindo o mesmo sucesso das anteriores. “A cada ano temos novidades. Nesta edição, contamos com o engajamento de novos voluntários”, contou Gelson.

Uma das estratégias lançadas pela Rede neste ano foi a caravana solidária, que percorreu alguns fóruns do TJDFT para recolher doações. Na opinião de Gelson, a caravana foi um sucesso e ajudou no êxito da ação em 2018. “O trabalho da caravana solidária aproximou mais ainda a Rede dos servidores do Tribunal e estimulou a participação de potenciais doadores”, avaliou. 

Destaques nas doações

Segundo Gelson Leite, cada doação conta a história de um voluntário que entendeu a relevância da ação e se sensibilizou pelo público-alvo da Rede Solidária. “Somos imensamente gratos aos doadores, porque eles viabilizam o acesso à escola de crianças e adolescentes vulneráveis socialmente”, afirmou.  

Entre os voluntários, destacou-se um grupo de juízas do TJDFT, encabeçado pela juíza Thaíssa Guimarães. “Elas abraçaram a campanha e arrecadaram mais de 1,6 mil reais, dinheiro com o qual compraram uma lista de materiais”, contou Gelson. Thaíssa foi a responsável por reunir o dinheiro e fazer as compras. “Nós temos um grupo com 100 juízas e sempre estamos envolvidas em ações solidárias. A Campanha do Material Escolar tem um significado importante, pois investir em educação amplia o horizonte desses jovens”, disse a juíza.

Também colaborou com a iniciativa o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que no último dia de campanha foi até a sede do Anjos do Amanhã levar os itens arrecadados pelos servidores e colaboradores do órgão. Segundo Jônatas Seixas, assessor de imprensa do CNJ, o órgão sempre estimula ações voltadas para o voluntariado. “Todos os anos nos engajamos nas campanhas da Rede Solidária, e neste tivemos uma surpresa com o número de doações”, comentou.

O Banco do Brasil também marcou presença nas doações. Por meio da funcionária Raquel Brandim, a ação chegou até o canal de voluntariado do BB. Raquel conheceu a campanha pela internet e resolveu fazer uma doação particular. “No momento que fui doar, tive a ideia de levar a ação aos meus colegas do banco”, revelou Raquel. A iniciativa rendeu muitos frutos e angariou 369 itens para os jovens acolhidos.

Outra iniciativa destacada por Gelson foi a de um grupo de voluntários da Asa Norte que conseguiu a doação de 115 mochilas, contendo cinco itens de material escolar em cada uma. “A doação expressiva de um item importante como a mochila fez com que a campanha fechasse com chave de ouro”, afirmou o supervisor. O grupo criou uma página no Facebook para divulgar a campanha e mobilizar as pessoas. Juliana Silva, uma das coordenadoras, disse que o grupo faz ações regulares e o mês de janeiro já é dedicado à Campanha do Material Escolar da Rede Solidária.