Rede Solidária Anjos do Amanhã leva mais de 100 adolescentes ao cinema

por LF/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-03-27T15:30:00-03:00

O lazer e a cultura são assegurados pela Constituição e pela Lei a crianças e adolescentes, que juntamente com outros direitos contribuem para o pleno desenvolvimento deles. Dentro dessa perspectiva de promoção dos direitos de meninos e meninas, a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social da Vara da Infância e da Juventude – VIJ/DF, levou ao cinema no Espaço Itaú Cultural, localizado no Shopping Casa Park, mais de 100 adolescentes vinculados a quatro instituições de acolhimento do DF e a um centro comunitário, no sábado (24/3).

Os adolescentes pertenciam às entidades de acolhimento: Aldeias Infantis SOS, AMPARE, Casa de Ismael, Lar de São José, bem como ao Centro Social Comunitário Tia Angelina - Polo Zilda Arns. Eles foram acompanhados de técnicos e cuidadores das instituições.

Inteiramente gratuita e exclusiva, a sessão do filme Pantera Negra foi iniciada às 10h, mas os exultantes espectadores já se alinhavam em fila às 9h15, para receber o combo de pipoca e refrigerante. Abastecidos com seus lanches, o ritual do dia incluiu uma parada na porta principal do cinema para posar para fotos em grupo e fazer selfies

Durante mais de duas horas, os olhos atentos dos jovens acompanharam a história do “Pantera Negra” e a saga de T’Challa para assumir o trono de Rei de Wakanda após a morte de seu pai. Ao final do filme, vozes tagarelas e animadas de adolescentes e cuidadores comentavam o filme e espontaneamente expressaram agradecimentos aos patrocinadores. Ouça aqui o que alguns deles disseram.

Muito além de um passeio

Supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, presente na ocasião, refletiu sobre a importância do momento. “A expressão e a fala dos jovens traduziram o significado daquele evento. Não se tratou apenas de assistir a um filme, mas de sair da instituição para uma programação fora da entidade, para curtir um cinema e saborear um lanche. São pequenos acontecimentos na rotina deles que contribuem para a ampliar o repertório de vivências e isso podemos chamar também de experiência inclusiva”, afirmou o supervisor.

Eventos dessa natureza só se realizam com parcerias e apoio voluntário, a exemplo do Shopping Casa Park, do Espaço Itaú Cultural, das servidoras Neyva de Almeida e Soraya Brixi - responsável pela articulação da parceria com o Casa Park -, ambas lotadas na Seção de Orçamento e Finanças da VIJ/DF. A Fundação CDL também foi fundamental, pois contratou dois ônibus para transportar os jovens do Lar de São José e do Centro Social Comunitário Tia Angelina.